As partes do ar-condicionado split são:
Composição do ar-condicionado automotivo São eles o compressor, o condensador, o evaporador, a válvula de expansão e o filtro secador. Compressor: É o que leva o gás para esfriar o ar e é o principal componente do sistema. Condensador: É um mini radiador que esfria o ar quente comprimido.
O pressostato mede a pressão existente no duto, antes de depois da passagem do ar pelo filtro. A diferença de pressões entre esses dois ambientes denuncia a possibilidade de entupimento do filtro, ou mesmo da redução do fluxo de ar.
O ar-condicionado utilizado para carros se aproveita do giro do motor, que através de uma polia faz o compressor funcionar. ... Durante todo o tempo de funcionamento do carro, a polia fica girando em sincronia com o giro do motor, mas isso não garante que o compressor esteja funcionando.
O que muita gente desconhece é que ele é um sistema fechado, dividido em dois estágios: o de alta pressão (200 PSI) e o de baixa pressão (30 PSI). Portanto, se o seu carro esta sem gás, é porque existe vazamento. E não adianta colocar o gás sem antes descobrir por onde ele está vazando.
Hoje, a maioria dos aparelhos de ar condicionado utilizam o HCFC R-22 e o HFC R410A. O tipo de fluido refrigerante varia de acordo com modelo e marca de cada aparelho.
Em média, o sistema de ar-condicionado pode chegar a aumentar até 10% do consumo do combustível de um carro em ambientes urbanos.