Ações. Tendo como ponto fixo a caixa torácica, o peitoral maior se torna um adutor e rotador interno do ombro; suas fibras superiores realizam a flexão desta articulação. Tendo como ponto fixo o úmero, torna-se um depressor da cintura escapular e elevador das costelas, auxiliando na inspiração.
A lesão do manguito rotador inclui tendinite e rompimentos parciais ou totais; bursite subacromial pode resultar de tendinite. Os sintomas são dor na região do ombro e, com rompimento grave, fraqueza. O diagnóstico é feito através do exame e, às vezes, testes diagnósticos.
Para tratar esta síndrome, é indicada a realização de repouso, aplicação de gelo e fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como Cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.
A cirurgia de reparo do manguito rotador pode ser realizada por meio da artroscopia e instrumentais especiais, que permitem que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele. O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização.