EQST

Quais As Duas Principais Correntes Do Perodo Moderno?

Quais as duas principais correntes do perodo moderno? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as duas principais correntes do período moderno?

Podemos elencar como duas grandes correntes epistemológicas da modernidade o racionalismo e o empirismo, além de destacar, como figura principal da teoria política moderna, o contratualismo, que influenciou fortemente o pensamento iluminista e teorias políticas posteriores, como o socialismo e o liberalismo.

Quais as mais importantes correntes filosóficas dessa época?

Resposta. As principais correntes filosóficas são principalmente as ligadas aos mais filósofos conhecidos da antiguidade: A Pre-socretica,socretica,platônica ou platonismo. Temos também outras tendencias como a positivistas e as ligadas a Karl Marx.

Quais são as principais correntes filosóficas que constituem a filosofia contemporânea?

As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são:

  • Marxismo.
  • Positivismo.
  • Racionalismo.
  • Utilitarismo.
  • Pragmatismo.
  • Cientificismo.
  • Niilismo.
  • Idealismo.

Quais as correntes filosóficas que contribuíram para formar?

Contribuíram para formar o pensamento de Kant tanto o racionalismo, que tem como maior expoente Descartes, quanto o empirismo, que tem como maiores expoentes Locke e Bacon, sendo o Idealismo Transcendental - a corrente de Kant - concebida como uma espécie de "síntese" de ambas.

Quais as duas principais corrente da filosofia medieval?

A filosofia patrística e escolástica, que correspondem aos dois últimos períodos, foram os mais importantes da filosofia medieval.

Quais são os principais temas da filosofia medieval?

Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.…

Quais são as características da filosofia medieval?

Características da Filosofia Medieval A relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.

Quais são as principais características da Patrística?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. ... Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

Quais as características dos períodos que dividem a patrística?

Desse modo, os principais tópicos abordados pelos patrísticos eram baseados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e o neoplatonismo. Sendo eles, a criação do mundo, ressurreição e encarnação, corpo e alma, pecados, livre arbítrio, e a predestinação divina.

Quais as características principais do período filosófico chamado de Filosofia Patrística?

É um período de transição da Antiguidade para a Idade Média. Porém, é considerada a primeira fase da filosofia medieval por causa do cristianismo. Sua principal característica era a defesa da fé contra os pagãos e hereges, além da expansão do Cristianismo na Europa.

Que foi a patrística?

A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. ... Ele situava-se, cronologicamente, entre a Antiguidade e a Idade Média e, filosoficamente, pode ter distintas classificações.

O que foi a patrística Brainly?

Resposta: Patrística é o nome dado à filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

O que é a patrística e qual o seu principal representante?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Qual era o objetivo da Patrística?

A Filosofia Patrística Trata-se da filosofia cristã dos primeiros séculos, elaborada pelos Pais da Igreja e pelo escritores escolásticos, consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.

Quais eram as três posições da Filosofia Patrística?

Os que julgavam a fé e razão irreconciliáveis e a fé superior à razão.

Quais foram as ideias novas introduzidas pela Filosofia Patrística?

A Ideia de criação do mundo,do pecado original,de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus,de juízo final e ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos. Precisou também explicar como o mal tomou conta do mundo, já que tudo foi criado por Deus.

Quais os principais pensadores da Patristica e suas obras?

Os principais pensadores da Patrística Grega são: Justino de Roma (século II), considerado como o primeiro filósofo cristão, por afirmar que o cristianismo era a verdadeira filosofia; Clemente de Alexandria e Orígenes (séculos II-III), os três capadócios: Gregório de Nissa, Basílio de Cesareia e Gregório Nazianzeno ( ...

Quais foram os principais nomes da Filosofia Patrística?

Os nomes mais importantes da Patrística foram: Justino, Tertuliano, Orígenes, Atenágoras, Clemente, Eusébio, São Gregório Nazianzo, Santo Ambrósio, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Beda, Boécio e, é claro, Santo Agostinho.

Quais os principais representantes da Escolástica?

São Tomás de Aquino

São representantes do período conhecido como patrística?

A filosofia patrística consiste num período da Idade média em que os padres da Igreja, se concentram em produzir textos para defendes o cristianismo e a construção de sua doutrina, buscando uma conciliação entre fé e razão. Um dos expoentes desse período é Santo Agostinho.

Quem foi o teólogo Santo Agostinho?

Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e importante teólogo cristão do norte da África, durante a dominação romana. Seu pai era pagão e sua mãe uma cristã devota que exerceu grande influência sobre a conversão do filho. ...

Em que medida representantes da Patristica?

Resposta. Representam grande valor para história, pois foram os primeiros a buscarem sobre a fé cristã e a razão dentro da filosofia.

O que é patrística o que são verdades reveladas?

Para impor as ideias cristãs, os padres da Igreja católica as transformaram em verdades reveladas por Deus (por meio da Bíblia e dos santos) que, por serem decretos divinos, seriam dogmas, isto é, verdades irrefutáveis e inquestionáveis.

Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela Patrística?

3) Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela patrística? As verdades sobrenaturais e verdades naturais foram as primeiras a serem introduzidas a noção do conhecimento racional, formando assim um grande tema de toda a filosofia patrística e a da possibilidade ou impossibilidade de conciliar razão e fé.

O que é dogma resumo?

Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparência e expressava uma opinião, crença ou algo que parecia ser, mas, já existiam filósofos dogmáticos como Parmênides, Platão e Aristóteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas.

O que é a escolástica?

O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.