Uma das características importantes da dinastia foi a conturbada relação entre Henrique VIII com a Igreja Católica. Como queria um herdeiro masculino, Henrique pedira ao papa Clemente VII o cancelamento de seu casamento com a espanhola Catarina de Aragão que havia lhe dado uma menina cujo nome era Mary.
O absolutismo inglês era, no aspecto político, centralizado, era mercantilista (e, portanto, interventor) no aspecto econômico e adotou uma posição na questão religiosa que era anti-católica.
Resposta. Resposta: 2)Pode ser considerada a principal característica do absolutismo: ()A concentração de todos os poderes nas mãos da nobreza.
Também conhecida como Segunda Revolução Inglesa, a Revolução Gloriosa foi um movimento revolucionário de caráter pacífico, ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1688 e 1689. Foi através desta revolução que ocorreu a troca do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra.
As principais mudanças causadas pela Revolução gloriosa foram uma redução do poder dos monarcas que agora seriam regrados pelos membros de um parlamento, fazendo com que o rei fosse apenas uma alegoria. Ao reduzir o poder do monarca, a burguesia se viu livre da exploração do rei, podendo enriquecer cada vez mais.
A Revolução Gloriosa (o "último episódio" da Revolução Burguesa na Inglaterra) estabeleceu um novo sistema de governo, em que o poder político (na prática) estaria nas mãos do Parlamento e do Primeiro-Ministro e o Rei se tornaria pouco mais que uma figura do Estado.
Resposta. Resposta: Do ponto de vista da economia a revolução gloriosa benefíciou a burguesia e as camadas médias urbanas com o desenvolvimento do comércio marítimo e a colonização de novas colônias ultramarinas.
Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificando com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentar que permanece até hoje.
A Revolução Inglesa (ou Revoluções Inglesas) foi o resultado de movimentos políticos e sociais que ocorreram entre os anos de 1640 e 1688 na Inglaterra. Resultou no fim do absolutismo nesse país e na implantação de uma monarquia parlamentar, regime no qual o rei está submetido ao parlamento.
Causas da Revolução Inglesa
Resposta. Resposta: marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.
Insatisfeito, o rei dissolveu novamente o parlamento e assim inicia-se a primeira fase da Revolução Inglesa, chamada de Guerra Civil ou Revolução Puritana. Entenda o que é a burguesia, monarquia e dinastia.
A Revolução Gloriosa foi um evento político ocorrido entre 1688 e 1689 na Inglaterra. A Inglaterra era um reino protestante, que desde 1685 tinha como monarca um rei católico, Jaime II da dinastia Stuart, que adotou políticas a favor de sua religião em detrimento do protestantismo.
Inglaterra
22 de agosto de 1642 – 3 de setembro de 1651