A fissão nuclear é utilizada nas seguintes atividades: Medicina: A radioatividade resulta da fissão nuclear. Assim, ela é utilizada em raio-x e tratamentos de tumores. Produção de Energia: A fissão nuclear é uma alternativa na produção de energia de forma mais eficiente e limpa, pois não emite gases.
Potencialmente, a energia da fusão nuclear é muito limpa: não gera CO² como subproduto, não gera lixo tóxico (já que o resultado da reação é o hélio, que não é radioativo), não gera riscos de explosão. Mas até agora a tecnologia para obter energia através do processo ainda não existe.
Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.
A divisão binária, processo também chamado de fissão e cissiparidade, é um tipo de reprodução assexuada em que se formam organismos iguais àquele que os gerou. A reprodução é definida em Biologia como a forma pela qual os organismos vivos produzem descendentes.
Resposta. A esporulação é o processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos. E a função dos esporos é resistir as bactérias sendo mais resistentes.
A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduos. Na cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.
Processo de reprodução assexuada em que ocorre a formação de um grupo de células, designado esboço ou gomo, que originam um novo indivíduo, ou um novo membro de uma colónia de indivíduos ligados entre si. É um fenómeno que ocorre em muitos celenterados, ascídias, etc.
Estratégia de reprodução assexuada. Em algumas espécies de fungos os esporos são originados por mitose. A esporulação ocorre na extremidade de hifas especializadas dando origem a exósporos ou no interior de estruturas especializadas, os esporângios, formando-se os endósporos.
Esporulação: consiste na formação de esporos, células especializadas envoltas por uma parede celular que garante a proteção da estrutura. O esporo, ao encontrar um ambiente adequado para seu desenvolvimento, germina e origina outro ser. Podemos observar a formação de esporos, por exemplo, em algas, plantas e fungos.
Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos. Os esporos são células que, por mitose, originam novos indivíduos.
A germulação ou gemiparidade é um processo de reprodução assexuada, no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema, formada por mitoses na parte interna do organismo progenitor, podendo separar-se e dar origem a um novo indivíduo.
Na reprodução por brotamento, há o surgimento de pequenos brotos na superfície do organismo, característica essa que é sugerida pelo nome desse tipo de reprodução. Esses brotos desenvolvem-se e dão origem a um novo organismo, que pode ser liberado no ambiente ou permanecer conectado ao organismo que o gerou.
O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, assim como a divisão binária, a divisão múltipla, a propagação vegetativa e a fragmentação. Esse tipo de reprodução é observado em algumas espécies de animais e plantas.