A tireóide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço e ajuda a regular, entre outras coisas, os batimentos cardíacos, o metabolismo e o humor. O estudo sugere que a subfunção dessa glândula, conhecida como hipotireoidismo, retarda o desenvolvimento do câncer, quando ele já existe.
Os níveis de cálcio no sangue são regulados principalmente por dois hormônios: Hormônio da paratireoide. Calcitonina.
Elevação do nível de cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar calcitonina. Esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui.
Esses níveis reduzidos de cálcio são mantidos através de bombas dependentes de energia localizadas na membrana, que transportam ativamente o cálcio de fora do citosol para o liquido extracelular, as mitocôndrias e o retículo endoplasmático.
Basicamente três tecidos são responsáveis pela homeostase do cálcio no organismo, além das glândulas que secretam os hormônios que controlam a concentração sérica. Os ossos, na condição de principal reservatório deste íon, estão em constante mudança sofrendo reabsorção e mineralização.
A concentração intracelular de cálcio eleva-se, então, do nível de repouso para um pico, de cerca de dez vezes maior. O íon liga-se a proteínas contráteis e o processo de contração é desencadeado. O cálcio é removido do citoplasma por transportadores, a concentração volta ao nível de repouso e o ciclo se repete.
O acoplamento excitação-contração é como o sinal elétrico (potencial de ação) é convertido em contração muscular. ... O potencial de ação gerado na região da junção neuromuscular se propaga pelo sarcolema, e invade os túbulos T.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.