EQST

Como Calcula A Rea De Um Quadrado?

Como calcula a área de um quadrado?

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Qual é a área do quadrado maior?

Como x corresponde ao comprimento do lado do quadrado menor, x>0. Então x=3 cm. Portanto, o lado do quadrado maior é 4+x=4+3=7 cm e, consequentemente, sua área é 72=49 cm2.

Qual é a fórmula da Diagonal do quadrado?

A diagonal do quadrado é um segmento de reta que liga dois dos vértices dessa figura geométrica e pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras.

Qual é a fórmula da diagonal?

Tem mais depois da publicidade ;) A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. O octógono possui 20 diagonais. O dodecágono possui 54 diagonais.

Como calcular a diagonal de um quadrado inscrito?

A diagonal do quadrado inscrito na circunferência é o dobro do raio da circunferência.

Qual é a medida da diagonal de um quadrado de 3 metros de lado?

Como um quadrado possui as medidas dos lados semelhantes, o restante dos lados também medirão 3 metros. Sendo assim, diagonal é uma semireta que une dois vértices não consecutivos. No caso, a diagonal irá ser a hipotenusa.

Qual a medida do lado do quadrado inscrito?

Indicando por x a medida de um dos catetos, ao aplicarmos o teorema de Pitágoras em um dos triângulos retângulos, obtemos que o quadrado da medida do lado do quadrado inscrito (que coincide com sua área) será x2+(a–x)2=2x2–2ax+a2.

Como calcular o raio de um quadrado inscrito?

2 – Raio: O raio de um polígono regular inscrito é a distância entre seu centro e a borda da circunferência. Como se trata de um polígono, essa distância só pode ser obtida entre o centro do polígono e um de seus vértices.

Como calcular o raio de um triângulo inscrito?

O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.

O que é quadrado inscrito?

Relações métricas em um quadrado inscrito são aquelas encontradas entre as medidas de seus lados, ângulos e outros elementos. Dizemos que um polígono está inscrito quando existe uma circunferência que contém todos os seus vértices.

O que é circunscrito e inscrito?

Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.

O que é um triângulo inscrito?

Dizemos que um polígono está inscrito em uma circunferência quando todos os seus vértices pertencem a ela. Um triângulo equilátero é aquele que possui todos os lados congruentes. Como consequência disso, todos os ângulos dele também são congruentes e medem 60°.

Como calcular a área de um quadrado dentro de um triângulo?

Vamos considerar que a medida do lado do quadrado inscrito é igual a x. Observe a figura abaixo. Os segmentos AB e DE são paralelos. Isso significa que os ângulos CAB e CDE são correspondentes, ou seja, as medidas dos ângulos são iguais: CAB = CDE.

Como calcular o lado e o Apotema de um quadrado?

Apótema do quadrado

  1. Área: A = L² ou A = 2.L.a.
  2. Perímetro: P = 4.L.
  3. Diagonal: D = L.√2.
  4. Apótema: a = L/2.
  5. Raio da circunferência inscrita: r = L/2.
  6. Raio da circunferência circunscrita: R = D/2 = L.√2/2.

Como calcular o raio de um círculo?

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Como calcular o raio de um cilindro?

O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).

Como calcular o raio de um retângulo?

Uma circunferência circunscrita a um retângulo irá tocar nos vértices do retângulo e o raio será a metade da diagonal do mesmo.

  1. r = \dfrac{d}{2} \quad (1)
  2. d = \sqrt[]{a^2 + b^2}
  3. d = \dfrac{\sqrt[]{a^2 + b^2}}{2}

Como calcular as medidas de um retângulo?

Citado anteriormente, o cálculo da área do retângulo é obtido por meio da multiplicação da base pela altura. A partir de exemplos é possível observar melhor a aplicação da fórmula. Logo, o retângulo tem uma área igual 160 cm². Conclui-se, portanto, que a área do retângulo é igual a 20 cm².

Como calcular o raio de uma circunferência inscrita em um triângulo retângulo?

Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.

Qual é o raio da circunferência inscrita no triângulo retângulo de catetos 3cm e 4cm?

Determine o raio da circunferência inscrita num triângulo retângulo em que os catetos medem 3cm e 4cm e a hipotenusa mede 5cm. Obrigada. Resposta: 1cm.

Como deve ser a construção de uma circunferência inscrita no triângulo?

Circunferência circunscrita de triângulos Os vértices de um triângulo, como extremos de cada lado, se encontram na mesma distância dos pontos de suas mediatrizes, logo o ponto onde estas se cortam é equidistante dos três vértices: o circuncentro.

O que é uma circunferência circunscrita a um triângulo?

Circunferência Circunscrita a um triângulo O triângulo está inscrito na circunferência. A circunferência circunscrita a um triângulo e é a circunferência que passa por todos os seus vértices.