6 - Por que a formula ciclica da glicose não tem mais o grupo funcional aldeídico? ... Numa aldose como a glicose o Oxigênio do Carbono 5 reage com o aldeído do carbono um. Temos então o dos anômeros alda e beta. 7 - Se a alfa-D (+) glicose pura for dissolvida em água, a Beta-D(+) glicose logo aparecerá.
A diferença entre esses dois grupos é que os grupos funcionais dessas duas substâncias são diferentes. Conforme é possível visualizar abaixo, a glicose é do grupo dos aldeídos, portanto ela é considerada uma aldose; já a frutose é do grupo das cetonas, sendo designada como uma cetose.
A glicose é uma aldo-hexose de fórmula C6H12O6, cuja estrutura pode se apresentar na forma de cadeia fechada ou aberta. É encontrada principalmente em uvas e frutos. Em razão da sua estrutura se apresentar somente na forma dextrogira, a glicose também é chamada de dextrose.
aldeído
Com isso, queremos dizer que os carboidratos possuem sempre um grupo funcional de um aldeído ou de uma cetona, e que todos os seus carbonos têm uma de suas ligações ocupadas por hidroxilas, como no exemplo a seguir: ... Com base nisso, classificamos os carboidratos em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
São carboidratos constituídos por aldoses, que possuem o grupo aldeído (-CHO) na cadeia, e cetoses, que possuem o grupo funcional cetona (C=O). De acordo com o número de carbonos, os monossacarídeos são classificados em trioses (3C), tetroses (4C), pentoses (5C), hexoses (6C) e heptoses (7C).
a) Massa molar da glicose (C6H12O6) = 6.
180,156 g/mol
Assim, a massa da molécula de glicose (C6H12O6) é 10 vezes maior que a da água: 180 / 18.