A Lágrima-de-Cristo pode ser usada tanto em treliças, quanto em ambientes internos bem iluminados, quando colocadas em vasos pendentes. ... Cuidado ao utilizar em vasos, é recomendado aumentar o tamanho do vaso conforme a planta for crescendo para mantê-la bonita.
Como plantar a lágrima de cristo Esta trepadeira gosta de solo fértil em material orgânico, levemente ácido. Deverá receber na cova de plantio adubação de composto orgânico animal e vegetal, farinha de ossos misturados e adubo granulado NPK colocando areia no fundo para garantir uma drenagem.
A origem do nome popular, lágrimas-de-cristo, é obscura. Alguns atribuem-na ao fruto, de aparência globoso, com as sementes saltando da carne vermelha como se fossem dois olhos. Duas cascas laterais também avermelhadas lembram lágrimas de sangue.
Como a lágrima devcristo tem tendências invasoras, atenção às podas de contenção feitas no Inverno; é necessário podar ramos que fogem dos limites dos ambientes em que ela foi plantada, além de retirar folhas e flores secas.
Procure podar logo após a floração terminar. A planta precisa de suporte para crescer em jardins. Apropriada para guarnecer grades, cercas e pórticos, sendo ideal para caramanchões e pérgolas, por produzir sombra no verão e permitir a passagem da luz no inverno.
No caso da lágrima-de-cristo em questão, é vermelha e branca, e floresce na primavera e no verão (e costuma atrair mamangavas, aves e pássaros). Essa trepadeira chega a medir quatro metros de altura e se apresenta em cachos. Pode ainda ser mantida como um arbusto se podada regularmente.
Como cuidar: É necessário mantê-la em local bem iluminado, pois possui uma alta exigência de luminosidade, apesar de florescer melhor em locais com muita luz indireta (difusa). Prefere também ambientes com alta umidade relativa do ar (acima dos 60%).
www.plantamed.com.br: atua nos abcessos pulmonares; nas afecções catarrais; na beribéri (falta vitamina B1); como antiasmático; nos edemas; na enterite crônica; nas excitações nervosas; na diabete II; na litíase urinária; na lombalgia.
Deve ser cultivada sob luz indireta em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, de forma a manter a umidade, sem encharcar. Reduzir as regas no inverno e suplementar as regas no verão com pulverizações sobre as folhas.
De porte pequeno e ótima para ambientes internos ou à meia sombra, a samambaia-havaiana deve ser mantida úmida e protegida de correntes de vento. Mantenha o vaso em local ventilado e de alta incidência de luz, mas onde não bata sol direto nas folhas.
O lírio da paz aprecia solo úmido, mas não encharcado, portanto, é fundamental garantir de três a quatro regas semanais. Nos períodos em que a umidade do ar é mais alta toque na terra para saber se o solo está necessitando de mais água. Nos dias mais quentes borrife água nas folhas. A iluminação também é determinante.
Saiba como cuidar de lírios em vasos Deixe a planta na geladeira por cerca de 4 meses; Após esse período, retire os bulbos da geladeira e plante-o em um vaso; Deixe o vaso em local bem arejado por cerca de 10 dias; Em seguida, coloque o vaso em local bem iluminado e regue a terra sempre que estiver seca.
O lírio-da-paz precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado. Regar de três a quatro vezes por semana será o bastante para manter a planta irrigada.
Com aparência desmaiada, protagonizada por folhas completamente murchas e caídas, o lírio-da-paz demonstra de maneira dramática a sua sede. Mas basta reidratar as raízes e a exuberância está de volta. Para isso, coloque um prato debaixo do vaso e regue o substrato até perceber que a água escorreu pelos furos.
Também o lírio-da-paz é uma planta mística, capaz de sugar as energias negativas emitidas por pessoas vivas ou por espíritos. Quando se coloca um lírio-da-paz dentro de uma residência e esse murcha, é sinal de que esta planta consumiu as energias negativas que estavam no ambiente, protegendo os moradores da casa.
O lírio-da-paz pode ser cultivado em canteiros ou vasos preparados com uma mistura com substrato poroso de boa drenagem. Aprecia valores de pH em torno de 5,8 a 6,5, então a melhor mistura de cultivo é o composto orgânico com areia, composto orgânico e húmus de minhoca em partes iguais.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
O solo é muito importante para que os lírios floresçam e se desenvolvam de forma saudável. Por isso, quando for preparar o solo do lírio é importante ser um solo com areia grossa e com adubo orgânico torando-o assim rico em nutrientes.
ADUBAÇÃO - o uso de adubo orgânico é importante para o antúrio. Cubra a área com terra vegetal ou substratos adquiridos em supermercados, floriculturas e lojas. Também podem ser acrescentados compostos, como torta de mamona, farinha de osso e produtos de compostagem.
Sob a sombra das florestas tropicais da Colômbia e do Equador, os antúrios vão florescer durante todo o ano sem qualquer esforço....Uma mistura similar pode ser feita em casa, misturando:
Que solo o antúrio precisa. Você pode fazer sua própria mistura de solo usando partes iguais de turfa, perlita e casca de pinheiro e misturá-las. Se você não quiser fazer sua própria mistura, usar um substrato comercial ou uma mistura de orquídeas também funciona bem.
A planta precisa de sombra e luminosidade indireta, ou seja, muita luz, mas sem exposição direta ao sol. As temperaturas abaixo dos 20ºC são prejudiciais para os antúrios. Em regiões de clima frio, o mais aconselhável é manter a espécie dentro de casa, protegida dos ventos e do ar frio.
Para uma folhagem bonita, mantenha a terra úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno. Nos dias de calor intenso, borrife água morna nas folhas e deixe o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas. Adube a cada quinze dias) e replante a cada quatro anos.
Como fazer substrato para antúrio Elas precisam de um uma camada mais terrosa, com maior capacidade de absorção de água. 3 medidas de terra; 1 medida de fibra de coco; 1 medida de húmus.
Como outras plantas, as folhas de antúrios podem ficar amarelas por uma razão bastante natural, devido à idade avançada. ... Se a planta é mantida em condições adequadas, a queda das folhas velhas não causa danos ao antúrio, porque ao mesmo tempo uma nova folhagem saudável aparece ativamente no ápice do caule.
Rega em excesso Essa é a causa mais comum para o amarelamento das folhas. Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo