Como muita gente quer os dois resultados ao mesmo tempo, conciliar as duas atividades pode ser uma boa solução. Desse modo, vale destacar que, em ambos os exercícios, é possível queimar calorias (uma ajuda para perder a barriga, por exemplo) e ganhar massa muscular.
Além do gasto energético que contribui para a perda de peso e a melhora significativa de doenças respiratórias, a natação modifica a musculatura proporcionando a famosa definição corporal. “Na natação, é comum que o atleta tenha ombros largos e braços fortes para poder desenvolver o nado de maneira rápida.
Todas as modalidades da natação irão trabalhar de alguma forma os músculos do abdômen, principalmente na região das costelas (serrátil anterior), além do músculo do pescoço (esternocleidomastoideo), da grande dorçal e do braço (supinador e pronador).
Melhora o condicionamento físico Uma verdade que consegue ser comprovada poucas semanas depois de começar a se exercitar. O envolvimento de vários músculos, somado à respiração coordenada, trará crescimento no seu condicionamento físico.
Natação é um exercício, arte ou esporte de nadar. É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. ... A natação é indicada com objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias musculares.
Principais Regras de Natação A natação deve ser praticada em uma piscina denominada olímpica, que deve ter uma área de 50×25 metros e 3 metros de profundidade. Espaço Ocupado– A piscina é dividida em 8 partes iguais quando a competição for na modalidade chamada natação pura.
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada."
A natação mexe com todas as partes do corpo, que precisam trabalhar de forma coordenada para que o movimento seja bem executado. Dessa forma, a atividade melhora a coordenação e fortalece os músculos, contribuindo para aumentar a agilidade nas tarefas do dia a dia.
Flexibilidade. ... O agachamento com uma perna só (pistol) é um bom exemplo de exercício que fortalece a flexibilidade. A pessoa pode ter força para agachar, mas se não tiver flexibilidade suficiente para se sustentar e subir, ela desce e cai, pois este exercício também exige equilíbrio, coordenação e força.