EQST

Como Posso Identificar A Dificuldade De Aprendizagem?

Como posso identificar a dificuldade de aprendizagem? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como posso identificar a dificuldade de aprendizagem?

Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos

  1. Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
  2. Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
  3. Analisar a escrita e a leitura do estudante.

O que é uma pessoa que tem dislexia?

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.

Como o disléxico vê as letras?

Não. Em contraste com a crença popular, pessoas com dislexia geralmente não têm propensão de ver letras ou palavras ao contrário. Na verdade, o déficit responsável pela dislexia reside no sistema de linguagem, e não no sistema visual.

Como funciona o cérebro de uma pessoa com dislexia?

Os disléxicos utilizam sistemas de leitura compensatórios, segundo Shaywitz (2003). Além de depender mais da área de Broca, como citado anteriormente, usam outro sistema de leitura localizado no lado direito e na parte anterior do cérebro. Este é um sistema funcional, mas não automático.

Como o cérebro funciona durante a leitura?

Neurocientistas do Hospital Sarah, de Brasília, e do Centro Neurospin, de Paris, descobriram que o cérebro junta as regiões da linguagem e da visão para proporcionar a leitura. O neurocientista francês Stanislas Dehaene afirma que o lado esquerdo do cérebro é ativado durante a leitura, precisamente atrás da orelha.

Qual o tratamento adequado para dislexia?

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.