Cfc E Auto Escola Alegria Sim, pode dirigir descalço sem medo de multa! Veja, a preocupação da lei é com a segurança. É por esta razão que calçados soltos nos pés são proibidos, pois eles podem atrapalhar no uso dos pedais.
Respondendo à primeira pergunta: Sim! Dirigir descalço é uma prática dentro da lei e o agente de trânsito não pode multá-lo se, ao parar em uma fiscalização, você não estiver usando sapatos para dirigir.
Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na CNH e paga multa de R $85,13. Mas como a lei não fala sobre dirigir descalço, abre brecha para que dirigir de pés descalços seja permitido, o que facilita o motorista a se livrar caso seja parado.
Tênis
Fone de ouvido e Bluetooth Outra conduta bem comum e prevista em lei é dirigir utilizando fones de ouvido. De acordo com parágrafo VI do artigo 252 do Código de Trânsito, é considerada infração média "dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular".
Seja para ouvir música ou atender uma ligação, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração média dirigir veículo utilizando fones de ouvidos conectados à aparelhagem sonora ou telefone celular. Portanto, é proibido pilotar moto e dirigir carro com fones no ouvido.
No Brasil, falar ao celular na direção é infração de trânsito, e consta no Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei nº 9.
Código de Trânsito Brasileiro não proíbe motociclistas de pilotarem descalços, mas, em caso de acidentes, os membros inferiores são os mais expostos. ... Não há nenhuma proibição quanto à condução por motoristas descalços e aí está o problema", comenta.
Não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta. Uso de chinelos é infração de trânsito. De acordo com a legislação, é infração de trânsito o uso de calçados que não se firmem no pé ou que comprometam a utilização dos pedais.
Quem curte um estilo mais despojado deve ter atenção para o uso de chinelos, pois de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto o motociclista quanto motorista não podem conduzir o veículo utilizando chinelos, calçado que não fique preso no calcanhar ou sapatos que dificultem o uso dos pedais, como por ...
Garupa equipada Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.
O melhor calçado para pilotar moto tem um solado serrilhado, acidentado, que dificulta que ele escorregue do pedal. Tênis e botas de pilotagem são as melhores opções. Oferecem cano mais alto, melhor aderência e resistência à água, protegendo os tornozelos e os pés por inteiro.
O garupa deve segurar com firmeza na alça traseira ou na cintura do condutor, manter pernas e joelhos alinhados com o quadril e pernas do piloto, firmar bem os pés nas pedaleiras e ficar com a coluna ereta.
Especial: Dicas para levar garupa na moto
Para facilitar a dica é subir apoiando o pé esquerdo na pedaleira e mãos no ombro do piloto. Depois, contorne a moto com a perna direita e sente. Para descer, apoie novamente as mãos nos ombros do piloto.
10 - POSICIONAMENTO NA PISTA Motos são pequenas, rápidas e muitas vezes os outros usuários da via simplesmente não as veem. Seja previdente e busque posicionar-se de maneira muito visível. Andando atrás de automóveis, evite os que tem vidros escurecidos, que te impeça de ver o que está à frente dele.
Na hora de subir Caso sua moto tenha baú, basta apoiar o pé na pedaleira, subir, dobrar a perna e passá-la sobre o banco.
Como andar na garupa de uma moto esportiva?
— Para usar saia-lápis, subo a saia na altura da cintura e visto uma calça bailarina. Quando desço da moto, coloco a saia no lugar e tiro a calça — ensina Marianna, que mantém o blog “2 rodas na passarela”.
Deixe a bota delicada e com salto para ser vestida quando você descer da moto e não for mais subir na garupa. As luvas, calças e botas de motociclismo têm proteções fundamentais para sua segurança.
As peças que formam uma roupa para andar de moto ideal são:
Mulheres podem usar botas com jeans ou saia, além de muitas bijuterias, acessórios e bolsa característicos de motociclistas. Roupas com franjas são um toque divertido e o couro, um elemento absolutamente necessário, tal qual o preto.
O motociclista deve estar sempre com a vestimenta adequada, com capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas de cano curto e luvas. Nos dias de calor, vista uma jaqueta ventilada para não transpirar tanto e sentir desconforto durante a viagem.
600 km
Sugestões: óculos escuros; vestuário completo para moto; 15 pares de meia “descartáveis”; roupas intimas confortáveis para os dias na moto, podendo ser descartadas; roupas íntimas para os dias de turismo sem moto; para a estrada, 4 camisetas de manga curta e 2 camisetas de manga comprida simples (ou segunda pele), ...
Antes de viajar de moto, confira estes 6 itens