Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.
- Deixe que os alunos construam suas frases e auxilie-os se necessário. Depois, propicie um momento para que eles leiam as frases que formaram, utilizando a entonação adequada para cada pontuação usada. - Organize sua turma em grupos de quatro alunos.
3. Ponto e vírgula (;)
1. Entenda para que serve cada item de pontuação: Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.
A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção. ... O texto mal pontuado se torna ininteligível.
São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.