crossorigin="anonymous">
Primeiro, porque um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
Na verdade, pneus não precisam ser pretos. Já foram fabricados pneus coloridos – que resultaram em retumbantes fracassos de vendas. O que dá a cor escura ao pneu são pigmentos chamados negros-de-fumo ou negros-de-carvão. Essas substâncias também deixam a borracha mais dura e resistente.
Os pneus run flat, ou de rodagem sem pressão, se distinguem dos normais por terem paredes reforçadas, que permitem, em caso de perda total de pressão, devido a um furo ou outro dano, continuar a viagem por mais 80 quilômetros a um máximo de 80 km/h.
A carga do pneu multiplicada por 2 deve cobrir a carga total do eixo do seu veículo. Para identificar o seu índice de carga, basta verificá-lo na lateral de um dos pneus (conforme sinalizado na foto acima) e compará-lo com a tabela dos índices de carga.
Recomendação de pneu bem macio, boa aderência e confortável
Se a sua opção for colocar rodas aro 13 opte pela medida 165/70, a sua direção ficará bem mais leve. Seu veículo terá melhores arrancadas em razão do menor atrito dos pneus. Sem contar que o preço dos pneus 13" são mais baratos.
4 dicas especiais para deixar a direção do seu caminhão mais leve...