( )1- Retículo endoplasmático liso - síntese de lipídios; 2 - Retículo endoplasmático rugoso pode controlar a concentração de cálcio - citoplasmático; 3 - Complexo de Golgiense - secreção celular.
Dentro das células, a maior parte do cálcio está sequestrada no retículo endoplasmático e nas mitocôndrias. O retículo capta cálcio com mais afinidade do que a mitocôndria, absorvendo os íons quando as concentrações são menores. Mas as mitocôndrias têm maior capacidade de armazenamento.
Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.
Diferente do rugoso, como o seu próprio nome indica, o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos em sua estrutura e por este motivo apresenta um aspecto liso, sem granulações. Neles ocorrem a síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.
Morfologicamente: O Retículo endoplasmático liso é formado por membranas tubulares e não possui ribossomos na sua superfície, por isso recebe o nome de retículo"liso". Já o Retículo endoplasmático rugoso é formado por membranas que se assemelham a "sacos achatados" e possui ribossomos aderidos a sua superfície.
1 - A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Os ribossomos são muito importantes para o crescimento celular, pois agem no controle e na regeneração da célula. 2 - Os Ribossomos estão presentes nas células procariontes e eucariontes.
A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.