Indicado para superfícies sem imperfeições ficando bem em portas, batentes e janelas. Antes, só existiam as versões à base de solvente, mas hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.
A tinta PVA é mais usada para fins artesanais, tais como:
O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. O látex tem uma base solúvel em água e, por isso, facilita muito a vida do pintor, que pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água.
A tinta acrílica tem aspecto muito parecido com a tinta látex PVA, também é solúvel em água, porém sua formulação é feita com resinas acrílicas e metil metacrílicas, o que proporciona um produto de alta impermeabilidade e durabilidade.
O grupo de tinta látex é composto basicamente por dois tipos: a PVA e a acrílica. A principal diferença entre as duas é o tipo de resina utilizada. A tinta PVA leva acetato de polivinila, enquanto as acrílicas são à base de resina acrílica. Ou seja, tinta acrílica e tinta PVA são tipos de tinta Latex.
Estas são as 5 melhores marcas de tinta acrílica para parede disponíveis no mercado brasileiro
Como você viu, a principal diferença entre tinta acrílica e látex está na composição. Enquanto a látex é feita apenas com acetato de polvinila, a acrílica possui na sua base uma resina acrílica. Isso a torna impermeável e, portanto, mais resistente, podendo ser usada também em áreas externas.
O segundo acabamento é o Acetinado. Ele possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Conta, em sua composição, com mais resina que as tintas foscas e menos que as semibrilho.
Se você está procurando um acabamento que não seja tão brilhante quanto o semibrilho, a tinta acetinada é para você. O esmalte acetinado é um brilho versátil para toda a casa e oferece um brilho parecido com pérola e um acabamento fácil de limpar, que funciona melhor em áreas de tráfego moderado a alto na casa.
A tinta acetinada! É um acabamento intermediário, sendo uma alternativa eficaz quando estamos em dúvidas sobre a tinta fosca ou semibrilho. Por ter um certo brilho, ou seja, um tanto quanto mais discreto, as imperfeições não são tão intensificadas. Em comparação com a tinta fosca, é mais fácil de limpar.
Tintas foscas e tintas semibrilho podem ser misturadas, resultando em um acabamento acetinado ou casca de ovo, dependendo da quantidade misturada. É grande o número de tintas que podem ser misturadas, mas em certos casos isso não dará certo.
Aplique o brilho em qualquer área em que o rolo de tinta não conseguir atingir usando um pincel de espuma fino ao invés de um com cerdas. A espuma imita melhor a textura do rolo, e pelo brilho refletir bastante, as diferenças de textura aparecem muito.
Como Fazer Tinta Acrílica Acetinada caseira p/ aplicação na parede ,vidro etc secagem rápida. Materiais usados para essa receita : 5 xícaras de massa ácrilica ou ou corrida , 2x de água filtrada , 1x de óleo de cozinha usado , 250g de cola branca, 1 colher e 1/2 de pigmento branco.
A tinta semi-brilho é a mais brilhosa. Tem um efeito mais chamativo que pode ser interessante em alguns casos, em que se queira que a parede reflita mais as luzes, por exemplo. ... A tinta fosca é mais opaca e absorvente, com aspecto aveludado, por isso mancha com mais facilidade e é mais difícil de limpar caso necessário.
Podemos sim usar tinta fosca sobre tinta acetinada ou tinta brilhante, porém é essencial dar uma lixada na superficie antes de pintar com a nova tinta. Positivo , é necessário o lixamento, para remover o brilho da tinta,e depois o selador.
Basta misturar o glitter na tinta e aplicar, de acordo com a sua necessidade. Outra opção muito utilizada é o Verniz com o glitter colorido. Aliás, ele pode ser aplicado por cima da tinta.
Acrílico Extralatex Semibrilho tem fino acabamento que proporciona um brilho lavável à pintura de ambientes externos e internos, sem abrir mão da economia. São diversas opções de cores de alta durabilidade e o melhor: como toda tinta acrílica da Hidracor, Acrílico Extralatex Semibrilho não tem cheiro.
A melhor do teste foi a Coral Decora Acrílico Premium. Foi, de longe, a pintura mais resistente do teste e está entre as melhores para esconder cores escuras, além de resistir a manchas à base de água e de óleo.
O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão, caso você utilize um compressor dilua 30% de água. Porém é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, não tem segredo, mas se não fizer tudo certo você poderá gastar mais do que imaginava.
Aplicando a tinta semi brilho Tendo preparado a superfície para receber a tinta, passa uma vassoura de cerdas macias na parede para remover o excesso de pó que fica grudado e partes soltas. Após isso, aplique uma demão de tinta fosca diluído em 40% de água potável ou observe a orientação do fabricante.
O recomendado é tirar o excesso na bandeja de tinta e pintar a parede em movimentos verticais. Desloque o rolo de pintura sempre de baixo para cima. Isso evita que a tinta escorra e passe para o piso. Em primeiro lugar, aplique uma demão de tinta sobre os locais onde foram aplicados o gesso e a massa corrida.
Como pintar uma parede com tinta acetinada ou semi-brilho 1º passo: Lixe todas as paredes com lixa n°100, em seguida passe uma vassoura para eliminar as partes soltas. 2º passo: Aplique uma demão de fundo preparador de parede, diluído com 50% de água, aguarde a secagem no mínimo de 3 horas.
Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura. Já para realizar uma diluição mais forte, o indicado é despejar a água diretamente na paleta ou no recipiente onde está a tinta.
A Tinta Acrílica Coral Rende Muito tem alta consistência e permite uma diluição superior aos produtos convencionais. Você consegue 50% a 80% de diluição com água, podendo pintar até 500 m² (lata) por demão. Recomendações: Indicado para superfícies internas e externas.