Fosfodiesterase é uma enzima que hidrolisa o AMPc (adenosina monofosfato cíclico, um tipo de mensageiro da célula, o qual é sintetizado, geralmente, pela Adenilil-Ciclase), transformando-o em AMP.
Inibidores da fosfodiesterase são um grupo diversificado de medicamentos que atuam bloqueando um ou mais subtipos da enzima fosfodiesterase (PDE). São usados como anti-inflamatórios, vasodilatadores, estimulantes e inotrópicos na insuficiência cardíaca e doenças pulmonares.
Os inibidores da PDE5 agem nos vasos aumentando a concentração plasmática de GMPc, aumentando portanto a atividade endógena do óxido nítrico Page 17 13 circulante, o que pode reduzir o tônus vascular de artérias e veias periféricas, vasos coronarianos e, em maior proporção, da circulação pulmonar, similarmente ao que ...
Os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (iF5) constituem hoje a terapia oral mais utilizada2(D) e atuam promovendo o relaxamento da célula muscular do tecido cavernoso, condição necessária para obtenção da ereção. Os iF5 devem ser utilizados sob demanda e na presença de desejo e estímulo sexual.
De forma resumida, podemos dizer que a substância responsável pela eliminação da ação óxido nítrico chama-se fosfodiesterase Tipo 5 (PDE5).
A tadalafila ajuda a aumentar o fluxo de sangue no pênis e pode auxiliar homens com DE a obter e manter uma ereção satisfatória para a atividade sexual. Uma vez completa a atividade sexual, o fluxo sanguíneo do pênis diminui e a ereção termina. Para este medicamento funcionar, é necessária uma excitação sexual.