Esses termômetros corporais infravermelhos podem ser utilizados na testa ou no ouvido das pessoas para saber se elas estão com febre – sintoma comum do covid-19. No entanto, geralmente se opta pelo primeiro local de medição, visto que permite um distanciamento maior entre quem está medindo e quem está sendo medido.
A Anvisa acrescentou que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura. "O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto", explicou a agência.
O termômetro clínico digital possui um circuito eletrônico alimentado por uma pequena bateria (como a de um relógio) e um sensor de temperatura na extremidade do instrumento, tudo isso acomodado em um estojo plástico dotado de um visor.
O termômetro de coluna líquida A temperatura de um objeto é medida colocando-o em contato com o bulbo. Após algum tempo, a temperatura do termômetro se iguala á temperatura do objeto, estabelecendo o equilíbrio térmico entre eles.
Os termômetros comuns usados para medir a febre são feitos de um tubo fino de vidro com um líquido prateado dentro. Esse líquido é um metal, chamado mercúrio. Quando colocamos o termômetro embaixo do braço ou na boca, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e o aparelho.
O líquido colocado nos termômetros geralmente é o mercúrio, pois o mercúrio dilata-se quando a temperatura aumenta, e aumenta de volume à menor variação de temperatura.
Materiais em estado líquido ficam no meio-termo, não possuem forma física definida, apresentam mais energia cinética que um material sólido e um espaçamento entre as moléculas menor que materiais gasosos.
mercúrio
O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.
O Termómetro Padrão 1523 é um termómetro de um canal versátil que mede, representa graficamente e regista três tipos de sensores com uma única ferramenta. O suporte para PRTs/RTDs, termopares, e termístores permite-lhe escolher a melhor sonda para o trabalho.
Hoje em dia, as melhores marcas, como G-Tech, Omron e Incoterm, fabricam termômetros digitais, com medição pela boca ou axila, além dos infravermelhos, que medem a temperatura mirando a testa ou ouvidos, sem entrar em contato com a pele!