O Manguito Rotador é um conjunto de 4 músculos e seus respectivos tendões que se inserem na cabeça do úmero. Estes músculos exercem importante função na movimentação do ombro. Lembrando que o ombro é a articulação com maior mobilidade do corpo humano.
CID 10 M75. 1 Síndrome do manguito rotador – Doenças CID-10.
A síndrome do impacto é causada pelo atrito entre as estruturas ósseas, ligamentares, os tendões do manguito rotador e a bursa do ombro. O sintoma mais comum é a dor nas partes frontal e lateral do braço e dor súbita ao movimentar a região.
O movimento de flexão do ombro acima de 90º é um dos que mais se relacionam à lesão do manguito rotador levando a síndrome do impacto. Dessa forma, esse mecanismo de lesão está bem evidente em duas fases de movimento no basquete.
A incidência 5 (transaxilar) é feita com o paciente em decúbito dorsal, com o filme sobre o ombro e o raio central in- cidindo na axila. É indicada para casos pós-operatórios de acromioplastia, pois mostra o quanto de acrômio foi retirado, na pesquisa de “os” acromial, fraturas e seqüelas como fragmentos (Figura 13).
No ombro, os tendões mais comumente inflamados são os tendões do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) e o tendão da cabeça longa do bíceps.
Repositório UFMG: Alterações no ritmo escápulo-umeral e síndrome do impacto: uma revisão da literatura. Abstract: A análise do ritmo escápulo-umeral é fator fundamental na prática clínica da fisioterapia para avaliar desordens relacionadas ao complexo do ombro.
As estruturas mais afetadas na síndrome do impacto no ombro são o tendão supra-espinhal, o tendão do bíceps, a bursa subacromial e a articulação acromioclavicular, nas quais pode ocorrer lesões, compressão ou impacto.
Quando trabalham juntas fazem o que chamamos de ritmo escapulo umeral. Tem grande importância o auxílio do Manguito rotador (MR), que estabiliza o úmero na cavidade glenoidea, contribuindo para que essa ação ocorra perfeitamente, sem comprometer estruturas vizinhas.
A periartrite ou capsulite adesiva do ombro consiste em uma doença que afeta o ombro com relativa freqüência (3-5% da população geral) inflamação dos tecidos que envolvem uma articulação (BRASIL, 2001).
Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns.
O sinal clássico da artrite é a dor articular. Artrite inflamatória do quadril é caracterizada por uma dor maçante, dor na virilha, coxa exterior ou nas nádegas. A dor geralmente é pior pela manhã e diminui com a atividade, no entanto, a atividade vigorosa pode resultar em aumento da dor e rigidez.
Os 7 principais sinais e sintomas da artrose de quadril: Dor em torno da articulação do quadril, que pode irradiar para a região da virilha. Dificuldade para permanecer em pé muito tempo ou para caminhar. Rigidez articular, com incapacidade para cruzar as pernas ou calçar meia. Mancar ao levantar-se da posição sentada.
Medicamentos analgésicos, prescritos pelo médico como dipirona ou paracetamol, podem ser usados até 4 vezes ao dia, para aliviar os sintomas. Quando os sintomas são muito intensos, pode ser feito o uso de analgésicos mais potentes, como tramadol, codeína e morfina, além de injeção de corticóides diretamente no quadril.
Conhecido por ser um método de exercícios de baixo impacto articular, o Método Pilates é muito indicado para o Tratamento da Artrose de Quadril.