Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras. Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação.
DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras e o número que representa a fábrica onde foi produzido.
Na área de identificação do pneu, encontra-se um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT” (que identifica o “Department of Transportation” dos EUA e que instituiu este tipo de marcação).
O número DOT têm quatro dígitos. Os primeiros dois dígitos indicam a semana em que o pneu foi produzido, como por exemplo: 32. O ano de produção vem logo em seguida. Se pegarmos então o exemplo de 3214, significa que o pneu foi produzido na 32º semana de 2014.
A etiqueta é apresentada numa escala de 7 posições, em que os pneus com classificação A fornecem os níveis mais elevados de aderência ao piso molhado, enquanto a qualificação G representa o índice mais baixo. Essa classificação impacta na distância percorrida pelo veículo em pista molhada após a frenagem.
A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
PIRELLI: COMO LER O PNEU DE UM CARRO
Pneu Pirelli Aro 15 Cinturato P1 – Alto desempenho ecologicamente correto O pneu para carros compactos.
Qual é o melhor pneu da Pirelli?
De todo jeito, ambas as linhas são muito boas e seguras para o seu automóvel, com boa performance e durabilidade. Resumindo: P1: Mais econômico, para veículos de baixa potência; P7: Média e alta performance, escolha 'premium'.
O P1, é dedicado para carros compactos. ... O P4, é mais indicado também para carros de compactos, com aro 13, 14 ou 15. São pneus firmes, bonitos no acabamento, ideais para veículos de uso diário, com reforços em sua estrutura que protegem o pneu contra danos, furos e cortes laterais.
Seu desempenho tanto em pistas secas, quanto em molhadas é bom, e o desenho otimizado da banda de rodagem ajuda nesse processo. O Cinturato P1 está disponível no mercado em diferentes tamanhos e também com a opção Run Flat, que permite rodar até 80 km a 80 km/h sem ar no pneu.
Este pneu, segundo sua fabricante, é o mais indicado para quem busca uma boa performance em pistas secas, molhadas, assim como asfaltadas ou concretadas. ... Neste ensaio, os Pneus Pirelli Cinturato P1 superaram a distância de 50 metros, contra 42 metros do carro equipado com Pneus Pirelli Cinturato P7.
Assim como o modelo P1, o os pneus Pirelli Cinturato P7 também contam com a tecnologia Run Flat, em que é possível rodar sem pressão no pneu. Além disso, tem a tecnologia Seal Inside, que possibilita o controle de perfuração. Dessa forma, mesmo que um prego fure o pneu, não ocorrerá a perda da pressão de ar.
Consequentemente, mesmo que a princípio os pneus sejam desenvolvidos para durar entre 40.
Se você busca um pneu alternativo para a linha Pirelli P400 Evo, você está procurando uma opção mais em conta, com uma performance adequada, não uma linha top. A linha Cinturato P1 e Cinturato P4 são linhas da Pirelli consideradas superiores, dotadas de mais tecnologia. O preço dessas linhas costuma ser mais alto.
A redução dos riscos de aquaplanagem é um dos pontos fortes do novo Cinturato P4 da Pirelli. ... Assim, comparado com o P400, o Cinturato P4 oferece maior dirigibilidade e mais segurança na frenagem, tanto em pisos secos como molhados, melhor estabilidade direcional e aquaplaning e melhor conforto plástico e acústico.
O pneu Pirelli P400 EVO é um modelo desenvolvido para veículos do segmento de passeio. - Tecnologia que garante mais resistência, conforto e segurança; - Banda de rodagem que oferece maior rendimento quilométrico; - Desenho que proporciona melhor escoamento da água, apresentando melhor desempenho em pisos molhados.
O Pneu Pirelli P400 é um modelo de pneu da Pirelli, com Aro 15, que apresenta segurança e alto desempenho. É considerado o produto de referência no segmento de pneus S/T (pneus para veículos com velocidade máxima de até 190 km/h).
Uma das características básicas do pneu Firestone F600 é que ele tem sulcos circunferenciais maiores na sua banda de rodagem. ... A consequência disso é que a precisão e a dirigibilidade do veículo ficam mais otimizadas, já que o controle sobre a direção do pneu é bem maior.
Pneu Firestone F-600 oferece segurança e bom desempenho O pneu F-600 tem uma excelente relação custo-benefício. A linha é voltada para carros populares, com um design que facilita a canalização e escoamento da água, característica que confere segurança ao veículo em situações de aquaplanagem.
Detalhes Técnicos