Diarreia é a condição médica em que se verificam pelo menos três movimentos intestinais aquosos ou pouco consistentes por dia. Geralmente tem a duração de alguns dias e pode causar desidratação, devido à grande perda de líquidos nas fezes.
Fezes líquidas ou aquosas Ocorrem em situações de má absorção, síndrome do intestino irritável, gastrenterites ou stresse. Deve investigar-se neste contexto a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a intolerância à lactose.
As infecções causadas por vírus, algumas bactérias, vermes e amebas causam a inflamação do intestino e, geralmente, causam dor de barriga que é acompanhada por muitos sintomas. Essas infecções acontecem após viagens, devido a exposição a novos micro-organismos, ou por comer alimentos mal conservados ou contaminados.
Antidiarreicos: são usados para parar a diarreia e incluem substâncias como a loperamida ou racecadotril, que podem ser comprados com os nomes Diasec ou Diarresec ou Tiorfan; Antiespasmódicos: permitem diminuir os espasmos dos músculos do estômago e intestino e ajudam a aliviar a sensação de cólica.
A responsável parece ser a prostaglandina, uma hormona que é libertada durante o período menstrual. Esta hormona induz o aumento da contração dos músculos do intestino, o que pode causar diarreia e dores abdominais durante o período menstrual.