Trata-se de uma visão ampla, que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos (genéticos, bioquímicos, etc), fatores psicológicos (estado de humor, de personalidade, de comportamento, etc) e fatores sociais (culturais, familiares, socioeconômicos, médicos, etc).
O ser humano pode ser definido como um ser biopsicossocial porque deve ser analisado sob influências biológicas, psicológicas e sociais.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (2001), são atribuições do psicólogo hospitalar: 1) atuar em instituições de saúde de nível secundário ou terciário; 2) atuar em instituições de ensino superior ou centros de estudo e de pesquisa voltado para o aperfeiçoamento de profissionais ligados à sua área de atuação ...
Quais são as atribuições e a importância do psicólogo escolar?
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...
Para trabalhar como psicólogo, o profissional deve concluir a graduação no curso de bacharelado em psicologia e possuir registro junto ao CFP. O psicólogo trabalha na prevenção e no tratamento da saúde mental dos pacientes, o que inclui problemas emocionais e de personalidade.
Como ingressar no mercado de Psicologia A Psicologia é uma profissão regulamentada por lei. Só pode exercê-la quem possuir formação superior em curso reconhecido pelo MEC. Também é preciso obter registro no conselho regional da categoria. Quem quiser ingressar na área da Psicologia vai ter que redobrar os estudos.
O profissional formado em Psicologia pode atuar em consultórios, hospitais e clínicas. Além das instituições de saúde, um psicólogo pode trabalhar em escolas, organizações públicas e privadas.