Redes em malha (Wireless Mesh Networking – WMN) são redes que tem por objetivo interligar os dispositivos sem fio já existentes. Para isso, essa rede deve ser formada por dois tipos de nós, os denominados roteadores mesh e os clientes mesh. ... Os segundos são os clientes que podem ou não atuar como roteadores.
A topologia básica de uma rede PON é baseada em arquitetura ponto-multiponto e é constituída de diferentes segmentos, conforme ilustra a Figura 6. Uma explicação rápida de cada um desses segmentos é dada a seguir.
A sigla GPON (Gigabit Passive Optical Network), em português, significa Rede Óptica Passiva Gigabit. Trata-se de uma rede óptica passiva com capacidade de tráfego de até 2,5 Gbps no sentido downstream e 1,25 Gbps no sentido Upstream, normatizada pelo órgão ITU-T G.
As redes GPON possuem largura de banda assimétrica, de 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream. ... Seu alcance físico se mantém igual ao GEPON (20 km) e seu nível de splittagem é o dobro, ou seja, 128 ONTs por porta PON.
A fibra para casa (FTTH) é a entrega de um sinal de comunicação através de fibra óptica do equipamento de comutação do operador até a casa ou empresa, substituindo assim a infraestrutura de cobre existente, como fios de telefone e cabo coaxial.
Um rede FTTX pode apresentar várias arquiteturas: FTTH – Fiber to the home , ou fibra até a residência do usuário final. ... FTTD – Fiber-to-the-desk ou fibra até é utilizada em todo o cabeamento em um projeto de redes chegando até os computadores dos usuários.
FTTx, ou “Fiber to the x” é um termo genérico para uma arquitetura de rede de banda larga através de fibra óptica para substituir por completo ou parte do lance local de cabeamento metálico ou coaxial habitualmente utilizado para telecomunicações.
2. Os 5 passos fundamentais para montar seu provedor de Internet
Para montar uma estrutura de rede confiável, evitando retrabalho no decorrer do tempo, é importante que você tenha atenção com os 10 pontos essenciais abaixo.
Equipamentos necessários
Ao examinar os conceitos básicos da rede, há três tipos de equipamentos que sempre vão ser utilizados: switches, roteadores e access points. Esses dispositivos são os elementos básicos das redes, que permitem que os diferentes equipamentos conectados a ela comuniquem-se entre si e com outras redes.
5 formas de manter sua rede doméstica segura pelas configurações do roteador
Conectar o modem à Internet
Passo a passo de como instalar e configurar o Unifi
Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. ... No roteador, caso o cabo do modem não seja conectado na porta WAN o PC não receberá o sinal de Internet.