São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica, representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando.
Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
Explicação: Cartogramas são representações qualitativas ou quantitativas. Anamorfose são representações espacial que utiliza a desproporcionalidade do fenômeno.
Cartograma é um tipo de mapa que representa a densidade de uma determinada variável escolhida sobre a área de sua ocorrência ao invés de simples apresentação da área. Os contornos originais da área são deformados em função do peso desta variável.
Existe um parâmetro que deriva da relação entre o documento cartográfico e o território. Se o território for completamente coberto por uma única folha, pode-se denominar de mapa. Se o território for coberto por diversas folhas, cada folha é uma carta e o conjunto articulado das cartas forma o mapa.
A diferença entre plantas e mapas é que as plantas possuem maiores escalas, ou seja, representam maiores detalhes de uma área menor. ... Já os mapas representam áreas com menores escalas, ou seja, representam cidades, Estados, países ou até o mapa que presenta todos os países do mundo.