Elas podem ser crônica ou aguda. Na isquemia crônica, o paciente sente dores no peito ao realizar atividade física e melhora com o repouso. Já a isquemia aguda ocorre mesmo em repouso, e quando dura mais de 20 minutos pode tornar-se um infarto.
A dieta do Mediterrâneo é comprovadamente eficaz para prevenir cardiopatia isquêmica, particularmente se enriquecida por óleo de oliva e grãos (dieta Predimed). As evidências em favor da dieta hipossódica são menos consistentes, mas promove a redução da pressão arterial, que é importante fator de risco para DCV.
Inclua frutas, verduras e carnes magras na dieta. 6. Fique de olho no colesterol: O colesterol ruim, presente na circulação sanguínea e que pode entupir vasos, é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturada e trans. Prefira uma alimentação saudável.
Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. Manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada. águas da enchente ou do esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente.
Como prevenir a tuberculose?