Significado de Déspota adjetivo Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; tirano, autoritário, antidemocrático. Que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor; despótico. Que se comporta de maneira tirânica para obter o poder completo; tirano.
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
Déspota (em grego: δεσπότης; romaniz.: despótes , lit. "senhor", "mestre") foi um título cortesão sênior bizantino que foi conferido aos filhos ou genros dos imperadores reinantes, e inicialmente denotou o herdeiro-aparente. ... Em grego moderno coloquial, a palavra é frequentemente usada para se referir a um bispo.
Despotismo (em grego: δεσπότης, 'mestre') é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto. O poder se estabelece sempre a uma entidade individual, sem se deixar confundir com uma autocracia onde o poder pode estar concentrado em um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc.
Mudanças na legislação, flexibilização da política das coroas e acessibilidade à educação foram algumas das principais reformas promovidas pelos reis europeus no Despotismo Esclarecido.
Os Déspotas Esclarecidos, conhecidos também como reis déspotas, eram soberanos da Europa que buscavam colocar as ideias dos filósofos iluministas em prática. ... Era baseado nos ideais iluministas de filantropia, reforma e progresso, mas não aceitava todas as ideias do Iluminismo.
foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época. foi a tentativa de algumas monarquias aplicarem certas reformas sem modificar as estruturas básicas vigentes.
d) não foram os burgueses que convenceram os reis a dotar o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas, mas os reis que decidiram adotar esses programas, solicitando o apoio da burguesia, já que tiveram que enfrentar a insurgência do clero e da nobreza.
- Absolutismo monárquico. ... Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas. Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.