Os organismos quimiossintetizantes, também chamados de autoquimiossíntetizantes, são procariontes (bactérias e arqueias). Eles podem viver em ambientes com ausência de luz e matéria orgânica.
Na quimiossíntese, ocorre a síntese de moléculas orgânicas utilizando-se a energia química proveniente de compostos inorgânicos. Na fotossíntese, por sua vez, observa-se um processo em que compostos orgânicos são formados utilizando-se a energia luminosa absorvida por pigmentos especiais.
3 respostas. Quimiossíntese é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer a luz solar. A fotossíntese é o processo no qual seres autotróficos como as plantas produzem seu próprio alimento por meio da luz solar.
Resposta. A diferença é que ao invés de H2O as sulfobactérias utilizam H2S (acido sulfídrico) para obter hidrogênio.
Igualmente às plantas, as cianobactérias realizam a fotossíntese oxigênica, ao produzir oxigênio. ... Os grupos contendo bacterioclorofila, como as bactérias púrpuras e verdes sulfurosas, também realizam a fotossíntese. Contudo, não produzem oxigênio, recebendo a denominação de fotossíntese anoxigênica.
A maioria das bactérias fotossintéticas são designadas cianobactérias, e foram conhecidas por algas azuis durante longos anos. ... Geralmente as cianobactérias têm vida livre mas podem estabelecer simbiose com outros organismos ou formar colónias filamentosas, por vezes envolvidas por uma cápsula mucilaginosa.
Cianobactérias, também chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas, são micro-organismos procariontes capazes de realizar fotossíntese, mas não apresentam fotossistemas organizados em cloroplastos.
Resposta. Explicação: As bactérias não conseguem produzir o prório alimento, por isso são chamadas de heterótrofas, como nós os fungos os protistas, as arqueobactérias e cianobactérias, apenas as plantas produzem o próprio alimento por isso chamadas de autótrofas.
cianobactérias
quimiossíntese
A palavra fotossíntese significa síntese que usa luz. A reação da fotossíntese é baseada no processamento do dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e sais minerais (xilema) em compostos orgânicos, produzindo oxigênio gasoso (O2) e glicose (C6H12O6), compondo a seiva elaborada. ...
A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.
As plantas utilizam a luz para realizar o fenômeno conhecido como fotossíntese, que é o processo pelo qual elas utilizam da energia luminosa para produzir energia química para o crescimento. Nesse processo, elas realizam a captura do gás carbônico do ambiente e liberação do oxigênio para a atmosfera.
Aumentando-se a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. ... A intensidade luminosa deixa de ser um fator limitante da fotossíntese quando todos os sistemas de pigmentos já estiverem sendo excitados e a planta não tem como captar essa quantidade adicional de luz.
Os pigmentos mais importantes na fotossíntese são as clorofilas. "As clorofilas a e b possuem dois picos de absorção: um na região do azul-violeta (430 nm) e outro no vermelho (665 nm)". Logo, são as duas cores (e comprimentos de onda) que dão mais eficiência à fotossíntese.
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
Clorofila a
Precisamos continuar perguntando o porquê. Se as plantas refletem uma parte da banda de luz então é porque elas não precisam de tanta luz assim para o processo de fotossíntese, logo, o verde refletido pelas clorofilas e eventualmente o amarelo refletido pelos carotenoides representam um provável excesso.
A clorofila absorve, de forma mais eficiente, luz visível com comprimentos de onda compreendidos entre 320 nm e 340 nm, que correspondem à cor verde.
Toda essa diversidade de colorações é resultado da presença de um grupo de moléculas chamadas pigmentos, que podem ser encontrados dentro das células vegetais (ou seja, nas plantas!), em organelas denominadas vacúolos e plastos (é como se fossem órgãos!). ...
A energia que a planta absorve, e com a qual realiza o processo de fotossíntese, é exatamente a que corresponde a todas as outras cores menos a verde. A luz verde é refletida pela clorofila do vegetal e, portanto, não participa da fotossíntese.