O último papel exigido dos músculos é o de neutralizador, em que um músculo se contrai para eliminar uma ação articular indesejável de outro músculo. Forças podem ser transferidas entre dois músculos adjacentes, complementando a força no músculo alvo.
Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.
Quando o agonista contrai-se, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. ... c) Sinergistas: são aqueles que participam auxiliando a movimentação principal ou estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal.
Os músculos agonistas são responsáveis diretamente pelo movimento desejado, sendo os principais agentes na execução de um movimento; os antagonistas são músculos que oferecem resistência à ação do músculo agonista; e os sinergistas são músculos que auxiliam os antagonistas, garantindo que não ocorra movimentos em ...
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente, o músculo sinergista é auxiliar ao movimento, e também existe mais de um músculo sinergista em um movimento articular.
Basicamente, todas as atividades com movimentos estão envolvidas com a ação dos músculos. Movimentos como o andar, escrever, nadar, mexer qualquer parte do corpo estão associadas com os músculos esqueléticos. Os movimentos do coração, com o músculo cardíaco. Os movimentos do estômago e intestino, com os músculos lisos.
O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
Os músculos estriados são voluntários, ou seja, trabalho só se for da vontade dele. Exemplo, tríceps, o famoso tchauzinho. Já os músculos lisos compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, ou seja, compõem os órgãos ocos, como estômago, intestinos, dentre outros.
Os músculos voluntários compreendem os músculos que são capazes de serem contraídos de forma consciente, havendo uma mensagem cerebral para que o processo se realize, como o bíceps, quadríceps e outros músculos esqueléticos.
Podemos citar alguns exemplos de músculos voluntários e involuntários , de maneira que , os músculos voluntários nós conseguimos mexer conforme nossa vontade , enquanto os involuntários não . Exemplos de músculos involuntários : Coração , Fígado . Exemplos de músculos voluntários : Língua , bíceps , quadríceps .
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo. O movimento voluntário é feito a partir de uma tomada de decisão.
Movimentos involuntários são aqueles que acontecem sem que a pessoa consiga ter controle sobre eles. Alguns fazem parte do nosso funcionamento normal, como o batimento cardíaco e o movimento dos intestinos, mas podem acontecer outros que não são naturais.
Resposta. Movimentos involuntários->respirar,bocejar,os batimentos cardíacos, espirrar,piscar,a digestão. Movimentos voluntários-> o olhar,o abrir e fechar as mãos,chutar uma bola,mastigação,caminhar.
Os espasmos musculares são uma resposta à lesão ou à inflamação dos músculos . Eles podem ocorrer por mal funcionamento da circulação , baixa reserva dos íons nos músculos , desidratação , deficiência de nutrientes essenciais, mal funcionamento dos nervos ou ação de medicamentos.
Espasmos infantis são convulsões caracterizadas por flexão súbita dos membros superiores, seguida de flexão do tronco, extensão dos membros inferiores e hipsarritmia ao EEG. Os espasmos infantis duram poucos segundos e podem repetir-se várias vezes ao dia. Em geral, manifestam-se em crianças com < 1 ano de idade.
É comum que, durante o sono, percebamos que os bebês apresentem espasmos. recém-nascidos tendem a se movimentar mais durante o sono, mexendo os membros superiores e inferiores e fazendo movimentos verticais e horizontais com a cabeça com uma certa regularidade.
As mioclonias são produzidas pelo sistema nervoso central e aparecem durante a fase REM do sono. É importante saber que esse comportamento ocorre na maioria dos bebês e desaparecem à medida que eles vão amadurecendo.
As convulsões febris são crises de movimentos súbitos e descoordenados, causadas pela febre e frequentes em crianças entre os seis meses e os seis anos de idade. Durante uma convulsão febril, conforte a criança e não tente introduzir-lhe nada na boca. Tente rodar-lhe o corpo ou a cabeça para o lado.