O Ensaio Visual é o ensaio executado por uma série de inspeções visuais sobre as superfícies dos objetos avaliados. Dessas inspeções visuais é gerado um laudo sobre a aparência da superfície, formatos, dimensões e descontinuidades grosseiras sobre as mesmas.
O teste ultrassônico de materiais é feito com o uso de ondas mecânicas ou acústicas colocadas no meio em inspeção, ao contrário da técnica radiográfica, que usa ondas eletromagnéticas.
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
O paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas; É necessário reter urina, ou seja, ficar sem urina por pelo menos duas horas antes do exame; Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.
Preparo para o exame Deixar a bexiga cheia, bebendo-se 4 a 6 copos de água antes do exame, o que permite o enchimento da bexiga para melhor avaliação das suas paredes e seu conteúdo; Fazer jejum de pelo menos 6 a 8 horas, para que a vesícula esteja cheia, e seja mais fácil avaliá-la.
Não pode comer antes do exame de ultrassom Quando a gestante está há muito tempo sem comer ou em jejum, a movimentação do feto é prejudicada e pode levar o médico que lhe atende a entender que seu bebê não está bem. Muitas mamães ouvem que consumir chocolate ou doces antes do exame, faz com que o feto mexa-se.
O ultrassom da tireoide, assim como as outras ultrassonografias, não exige preparo, é simples e indolor. Para a sua realização, o paciente se deita na maca e o responsável pelo procedimento desliza o transdutor pela garganta com a ajuda de um gel.
A ultrassonografia de alta resolução é a modalidade de imagem mais sensível disponível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas. Afinal, a ultrassonografia não é invasiva, é um exame amplamente disponível, tem menor custo e não utiliza radiação ionizante.