"Ato ordinatório", também chamado de "ato meramente ordinatório", são todos os atos de um processo que não precisam ser realizados pelo juiz, podendo ser feitos pelos funcionários do cartório.
"ATO ORDINÁRIO" significa uma ordem do juiz, mas que está relacionado com o andamento do processo e "VISTA AO RÉU", significa que o juiz abriu prazo para que o Réu tenha acesso a alguma informação por parte do autor, documento que pode ter sido juntado pelo autor, ou seja, o réu tem agora prazo para se manifestar sobre ...
O que é o ato ordinatório e seus tipos: praticado, publicável e não-publicável. O ato ordinatório é um ato processual em que não há carga decisória de mérito, apenas a regularização do trâmite processual e o impulsionamento do processo.
Proferido despacho: foi emitida decisão do Magistrado (a) nos autos do processo. ... Proferido despacho expeça-se: o Magistrado (a) determinou que seja expedido e enviado documento pelo cartório judicial como, por exemplo, alvará ou ofício.
O regimento interno do Supremo Tribunal Federal (STF) é claro: quando um ministro pede vista de um processo, precisa devolvê-lo ao plenário duas sessões depois para que o julgamento seja retomado. ... O pedido de vista serve para o ministro examinar melhor o processo antes de votar.
Dessa forma, “foi aberta a vista dos autos” é a única possibilidade gramaticalmente aceita, dada a palavra vista estar definida pelo artigo “a” e concordar com o termo anteposto. 4) É certo que o uso da maiúscula é obrigatório no uso de nomes próprios, de cidades, países, etc.
Errado. Ela pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irmã “haja vista”. O motivo é que a palavra “vista”, no caso, é a “vista humana” em seu sentido de substantivo, e não se confunde com “visto” (em diferentes conjugações do verbo ver).
Devemos escrever haja com "j", pois é uma flexão do verbo "haver" na terceira pessoa do imperativo afirmativo. Haja vista significa "por causa de", "devido a", "uma vez que", "visto que", "já que", "porque", "tendo em vista". Por exemplo: Faremos uma visita a ele, tendo em vista que ele está doente.