A gravimetria por precipitação é uma técnica analítica que usa uma reação de precipitação para separar os íons de uma solução. A substância adicionada para causar a precipitação é chamada de precipitante ou agente precipitante.
Os Indicadores Metalocrômicos são corantes, ou seja, compostos orgânicos coloridos, que tem sua coloração alterada quando associados a um íon metálico. ... ➢ Eriocromo-T forma quelatos estáveis de coloração vermelha, com os íons metálicos na proporção de 1:1.
Titulação complexométrica com EDTA A habilidade do EDTA para potencialmente doar estes seis pares de elétrons para a formação de ligações covalentes coordenadas a cátions metálicos faz do EDTA um "ligante hexadentado".
As reações de complexação são as mais importantes, pois afetam profundamente a geoquímica dos íons metálicos, modificando a sua solubilidade, carga e potencial redox. Essas mudanças influenciam a biodisponibilidade, transporte e migração dos metais nos ecossistemas aquáticos.
Os átomos dos metais apresentam configurações eletrônicas com poucos elétrons de valência e alguns orbitais vazios. Quando o átomo de um metal perde os seus elétrons de valência, transformando-se em um íon, pode ligar-se a outro íon formando ligações de natureza iônica.