O tópico frasal pode trazer a ideia de afirmação ou negação, que vai ser justificada com exemplos, analogias, confrontos, razões ou restrições. Quer um exemplo? Veja a construção de um tópico frasal utilizando a declaração inicial sobre o tema “Violência Urbana”.
O tópico frasal faz parte do desenvolvimento do texto, sendo ele a ideia resumida do assunto que será abordado. Dessa forma, ele é a primeira frase que aparecerá no parágrafo, não devendo ser extensa e devendo conter somente uma ideia central.
Como fazer um bom tópico frasal?
Tópico de parágrafo, ou tópico frasal, é a informação mais importante do parágrafo. Normalmente é colocado no início do parágrafo e é desenvolvido por meio de exemplos, de alusões e de detalhamentos. Nos textos em prosa, as frases e os períodos se organizam em eixos denominados parágrafos.
Assim que você se deparar com algo interessante ou algo que a outra pessoa achar interessante, fale sobre esse tópico por um tempo. Na maioria das vezes, as pessoas gostam de falar sobre si mesmas, então geralmente é bom se concentrar nisso e ser um bom ouvinte.
Tópico é um objeto de um fórum de discussão que se refere a um assunto específico dentro da área (chamada de sala) para o qual os usuários postam mensagens acerca do assunto tratado nesse tópico.
Significado de Tópico substantivo masculino Subdivisão ou item de um texto, de uma súmula, de um roteiro: os tópicos mais notáveis do discurso. Breve comentário de jornal, ordinariamente sobre assunto da atualidade; suelto.
Escolha um assunto a partir de uma lista que lhe seja fornecida.
Na prática, o uso tópico acaba significando "uso na pele", já que o medicamento é aplicado diretamente na pele que cobre a região do corpo em que está o mal que se quer curar.
Os medicamentos de uso tópico são os medicamentos que são aplicados, passados, gotejados ou borrifados na superfície da pele. O termo cosmético é empregado para designar produtos que são aplicados para melhorar a aparência da pele, sem no entanto mudar sua estrutura.
Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo. Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se a substância por outra forma que não pelo trato digestivo.
A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.
A administração retal geralmente estimula o nervo vago através do esfíncter anal, gerando um risco para os pacientes cardiopatas; Pode irritar a mucosa retal, causar desconforto ou embaraço no paciente; A absorção costuma ser irregular e incompleta.
Utiliza-se essa via nos casos dos pacientes inconscientes, vomitando ou incapaz de deglutir; para preparo cirúrgico e diagnóstico, como também para aliviar o intestino do conteúdo das fezes nos casos de constipação intestinal.
Os medicamentos genéricos apresentam os mesmos efeitos que os medicamentos de referência, mas tem preço mais baixo. Desvantagem - falta de oferta genérica , nem todos os medicamentos de referência apresenta um equivalente de genérico.