A margem complementar é uma das melhores maneiras de conseguir aumentar seu limite de crédito, principalmente se você recebe um salário acima de R$2 mil reais, mesmo que não tenha margem livre. Este tipo de empréstimo não consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
RMC - RESERVA DE MARGEM CONSIGNÁVEL são “pequenos descontos” mensais que a maioria dos beneficiários do INSS e aposentados sofrem ao contratar empréstimos consignados. ... O beneficiário muitas vezes nem percebe, pois geralmente são pequenos valores, que incidem sobre a reserva de margem consignável.
A Reserva de Margem Consignável (RMC) é uma consignação utilizada para o pagamento da fatura do cartão de crédito consignado, com desconto automático no benefício do tomador.
Não é possível cancelar o cartão de crédito consignado, sem antes ter quitado todo o saldo devedor. É simples, se ainda tiver uma dívida aberta, será necessário quitar esse valor. O saldo devedor pode ser pago a partir da fatura mensal (boleto).
3 opções para liberar margem consignável
Para registrar a reclamação, basta ligar, gratuitamente, para a Central de Atendimento 135 ou por meio da internet, no Portal da Ouvidoria Geral da Previdência Social e solicitar o cancelamento do contrato de empréstimo consignado.
Agora com a nova lei, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% do benefício com consignado e 5% com cartão. O novo aumento da margem de crédito consignado do INSS terá validade até o dia 31 de dezembro de 2021.
Como consta na proposta inicial, e se for aprovada sem alterações, a nova margem consignável de 5% adicional será válida até 31 de dezembro de 2021. O período que antecede seu vencimento dependerá da data de publicação no DOU. Normalmente, as medidas passam a ter validade imediata após a publicação em meio oficial.
A lei nº 14.
A medida vale para operações contratadas até 31 de dezembro de 2021. Após esse prazo, as dívidas de consignado voltarão ao patamar anterior, de até 35% do salário. A lei foi originada da Medida Provisória nº 1.
Como solicitar o cancelamento do contrato Para registrar a reclamação, basta ligar, gratuitamente, para a Central de Atendimento 135 ou por meio da internet, no Portal da Ouvidoria Geral da Previdência Social e solicitar o cancelamento do contrato de empréstimo consignado.
DESCONTO INDEVIDO INSS: Reserva de Margem Consignável ( RMC ) Código 322.
Faça uma reclamação no site www.consumidor.gov.br e se a empresa for uma instituição financeira, também abra reclamação no Banco Central (Você também pode registrar pelo telefone 145 de segunda a sexta-feira, das 8h as 20h ao custo de uma ligação local).
Entrar em contato com o banco responsável pelo empréstimo consignado. Anote o número do protocolo. Abra uma reclamação no Banco Central através do número 145 ou pelo site da instituição. Também abra uma reclamação no Procon local ou no site consumidor.gov.br.
O INSS permite que o beneficiário solicite a exclusão ou cancelamento de empréstimo consignado. Para ter acesso a este serviço basta fazer a solicitação diretamente pela web. A pessoa interessada deverá registrar sua reclamação na Ouvidoria ou pelo telefone 135.
Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, nas hipóteses em que o empréstimo não tenha sido realizado no mesmo banco em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, cabe ao INSS reter os valores autorizados por ele e repassar à instituição financeira credora.
O QUE FAZER? A resposta é a mais óbvia possível: polícia. Assim que você perceber um desconto indevido de empréstimo consignado em seu nome, encaminhe-se imediatamente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
Dentro do sistema, acesse o menu “agendamentos/requerimentos” e escolha “novo requerimento”; Uma tela de busca será carregada. No campo de pesquisa, digite “bloquear” ou “desbloquear”. A opção “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado” será exibida.
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
A Anatel possui um site chamado "Não Me Perturbe" que bloqueia ligações de telemarketing de prestadoras de serviços e instituições financeiras. Vale lembrar que somente ligações de telemarketing serão bloqueadas, ou seja, ligações que envolvem outros assuntos ainda continuarão a ser realizadas.
Quem contratou o empréstimo fora da agência e se arrependeu, pode cancelar. ... Mesmo que perceba o empréstimo após o prazo de sete dias pode alegar judicialmente a inexistência do contrato, em função da nulidade do negócio jurídico. Quem for lesado deve reclamar formalmente no banco, Banco Central, e Procon.
Quem é aposentado e pensionista do INSS consegue bloquear a contratação de empréstimos consignados pelo valor do benefício ou cancelar possíveis descontos em seu pagamento feitos sem autorização. Basta acessar a página online do Meu INSS, ir até “Agendamentos e solicitações” e escolher a opção “Novo requerimento”.