Conhece-se como grémio qualquer corporação, associação ou assembleia formada por pessoas que desenvolvem uma mesma profissão, ofício ou actividade. São organizações habitualmente regidas por estatutos especiais e diversas regulamentações.
substantivo feminino Associação; grupo de pessoas que, possuindo interesses em comum, se organizam de modo a obedecer um regulamento: agremiação política. Clube; sociedade de pessoas que, habitualmente, se encontram num determinado local para atividades recreativas, culturais, esportivas etc.: agremiação esportiva.
substantivo masculino Sociedade de pessoas que vivem juntas ou em comum.
substantivo feminino Natureza do que é coletivo, do que contém, abrange ou pertence a várias pessoas ou coisas: a coletividade é a essência da sociedade. Comunidade; conjunto de seres que constituem o corpo coletivo, partilhando os mesmos hábitos, costumes e interesses: as coletividades não procedem como os indivíduos.
A coletividade é responsável por lutar por direitos que sejam capazes de promover a dignidade e o bem-estar social de toda a sociedade. ... Portanto, podemos compreender que a coletividade foi e é essencial para a libertação dos povos e conquista de novos direitos individuais e coletivos.
substantivo masculino e feminino Personagem mais importante daquilo que participa. [Artes] Ator ou atriz que representa o papel mais importante numa peça, novela, filme. [Literatura] Personagem principal de um livro.
O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história. Ele também é considerado como o herói da trama, muito embora esta atribuição possa ser dada relutantemente ao avaliar a trajetória do personagem.
O aluno protagonista, ainda, é o que extrai conhecimento a partir de suas experiências e vivências. Ele é incentivado, acompanhado e orientado pelo professor na escola a partir de sua forma específica de aprender. Com isso, ele não apenas memoriza e absorve conhecimentos, como também agrega e constrói.
Resposta: Aluno protagonista é o conceito no qual o estudante desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Ele não apenas absorve conteúdos, mas também agrega. Pesquisa informações, expõe ideias, debate, cria.
A importância do protagonismo no processo de desenvolvimento social. A importância de buscar ser protagonista de nossas ações é fundamental para a construção da nossa cidadania e da consciência cívica para promover mudanças positivas na sociedade.
O protagonismo juvenil: Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
Um protagonismo discente, possibilita que o aluno não apenas tenha êxito em seus conhecimentos teóricos e práticos, mais aprende a exercer os valores universais, como o respeito ao colega, relacionamento interpessoal, colaboração em trabalhos grupal, possibilitando um olhar sensível a realidade de cada um.
Quando o protagonismo do aluno se torna o objetivo de toda a escola, o professor assume o papel de facilitador e mediador do processo. Na prática, o educador guia os alunos e oferece liberdade para que, coletivamente, tenham a chance de decidir para onde voltar sua atenção e dedicar seus esforços de aprendizado.
Como incentivar o protagonismo infantil?