UTI Móvel Básica Veículo destinado à remoção inter-hospitalar de pacientes estáveis, altas médicas, realização de exames, consultas e cobertura em eventos de pequeno porte.
Para ser motorista do SAMU, é necessário possuir CNH categoria D e pelo menos seis meses de experiência como condutor. Além de dirigir o veículo, esse profissional pode ser encarregado de ações básicas no suporte à vida, como reanimação cardiorrespiratória e imobilização.
Conduz ambulância no transporte de emergência, zelando pelos pacientes e equipe médica. Faz a transferência de pacientes com ambulância simples e UTI seguindo as rotas, assim como, a manutenção e organização do veículo.
Para ser um técnico em enfermagem em emergências médicas é preciso ter concluído o ensino médio, o curso regular de auxiliar ou técnico de enfermagem e ter o registro de qualificação no COREN. O indivíduo também precisa ter todos os requisitos de um socorrista.
Após aprovação do currículo, para iniciar as atividades do SAMU, será necessário participar de Treinamento Introdutório Teórico e de Treinamento Prático em Base Descentralizada do SAMU 192, de médio ou grande fluxo, a ser definida pela Coordenação Estadual do SAMU.
No cargo de Médico Socorrista se inicia ganhando R$ 6.
Os profissionais dessa categoria costumam trabalhar muito durante a semana. A carga horária de trabalho de um socorrista varia entre 30 horas semanais e 44 horas semanais.
Mercado de trabalho No caso de médicos, a carga horária pode ser de 12h a 24h, já para nível médio, enfermeiros e técnicos, pode chegar até 36h.
R$ 1.
Salários de Socorrista