Os reflexos neurológicos são inatos e demonstram a capacidade do indivíduo de responder a estímulos externos. Também chamados de reflexos primitivos, estão diretamente relacionados às condições de sobrevivência do ser humano e podem indicar dificuldade para desenvolver alguma atividade básica, como andar ou falar.
REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico . semelhantes ao adulto.
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.
Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC, a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. ... O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
Os atos reflexos são respostas comandadas pelo SNC, que recebem estímulos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, vômito e a salivação e o reflexo patelar. ... Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
Atos reflexos também excluem a conduta. , “os movimentos reflexos são atos reflexos, puramente somáticos, aqueles em que o movimento corpóreo ou sua ausência é determinado por estímulos dirigidos diretamente ao sistema nervoso.... Com efeito, os atos reflexos não dependem da vontade".
Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão patelar com um martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.
Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir Page 3 a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor ou de retirada).
Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.
O reflexo de voracidade ou pontos cardeais quando há movimento da boca no sentido do estímulo ao tocar-se a região lateral do lábio superior. O reflexo de preensão está presente quando se toca delicadamente a palma do paciente, leva-se a flexão dos dedos e a segurar o dedo do examinador.
O reflexo de Babinski, também chamado de Sinal de Babinski, é um reflexo no qual os dedos do pé se estendem e, em seguida, se abrem em um movimento parecido com o de um leque. Este problema é geralmente provocado por um estímulo que vai, em arco, da lateral do pé até a base do primeiro dedo.
Reflexo de Preensão Plantar Ocorre quando tocamos a planta do pé abaixo dos artelhos, e os mesmos assumem a posição de garras; quando pára o estímulo os artelhos se estendem. Até os 9 meses os dedos se fletem, quando na posição de pé, que é quando ele desaparece.
Os médicos podem provocar o reflexo de Babinski através de um exame físico. As mães também podem realizá-lo, para isso primeiro devem pressionar a parte lateral do pé com um instrumento plano, especialmente desenhado para não causar nenhum tipo de dor ou mal ao pé do bebê.
Tenha momentos do dia em que seu filho pratique movimentos com braços, pernas e pescoço. Isso dará mais força para que ele trabalhe a força corporal e o equilíbrio e consequentemente fique livre do reflexo de moro mais rápido.
2. Avaliação dos reflexos
Normalmente o reflexo de Moro está presente até por volta dos 3 meses de vida, mas seu desaparecimento pode ser mais demorado em alguns bebês, já que cada um tem um tempo diferente de desenvolvimento. Mas como é um reflexo primitivo do bebê, não deve persistir no segundo semestre de vida.
Quando o bebê se assustar a principal orientação é fazer com que ele se sinta confortável e seguro. Caso seu bebê se assuste com barulhos, é importante pegá-lo no colo para que se sinta acolhido e protegido e se possível se afastar do local do barulho.
O bebê reage assustado a qualquer mudança de posição radical e inesperada. Os movimentos tensos e bruscos da mãe nervosa ou agitada dizem para seu bebê recém-nascido que existe algum perigo por perto. Se a mãe deixar o bebê com a avó, ela o segurará com carinho, até que ele se sinta novamente seguro e consiga relaxar.
Já nas pessoas com problemas no coração como arritmias, obstrução nas artérias, insuficiência cardíaca e problemas nas válvulas, o susto pode potencializar ou desencadear uma descompensação da condição prévia existente e levar o paciente a picos hipertensivos, arritmias, dor no peito (angina) ou até mesmo infarto agudo ...