Todas desenvolvem sementes e por isso são também denominadas espermatófitas. ... Por apresentarem xilema e floema, as pteridófitas e todas as fanerógamas são chamadas plantas vasculares ou traqueófitas; já as briófitas, que não têm esses tecidos, são chamadas atraqueófitas. As fanerógamas são plantas de maior porte.
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
briófitas
angiospermas
As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes.
As pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares parafilético sem sementes, com representantes de grande porte, que podem atingir 20 m, e representantes de porte pequeno e herbáceo, com o cormo composto por raiz, caule e folhas. Incluem as samambaias, avencas e cavalinhas, entre outras formas.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
a) Grupo A – contendo cerca de 5% de glicídios: abobrinha, acelga, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, azedinha, brócolis, bertalha, coentro, couve, broto de bambu, jiló, maxixe, palmito, pepino, rabanete, repolho, salsa, taioba, serralha, tomate, etc.
O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Resposta. Muitas evidências indicam que as plantas se originam de organismos semelhantes às atuais algas verdes, nas quais mutações produziram estruturas que foram submetidas à seleção natural, no ambiente terrestre. Ao longo do tempo, formaram-se as raízes, que fixam a planta ao solo, absorvendo água e sais minerais.
Importância das algas As algas desempenham papeis importantes para a manutenção do planeta Terra, produzindo até 90% de todo oxigênio. Espécies como o plânctonalgas ic atuam na captura de carbono (C), já as categorias que vivem em ambiente marinho funcionam como fonte de proteínas e polissacarídeos.