A variação social ou diastrática constitui um dos tipos de variação linguística a que os falantes são submetidos. São as diferenças entre os estratos socioculturais (nível culto, nível popular, língua padrão), ou seja, são as variações que acontecem de um grupo social para outro.
Tem mais depois da publicidade ;) Chamamos de registros as variações que ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente em uma determinada situação: há situações em que a variedade padrão, ou norma culta, é a melhor opção, aquela que estabelecerá uma maior sintonia entre os interlocutores.
Em sons vozeados, que são também chamados sonoros, podemos sentir a vibração das pregas vocais que ocorrem como consequência da abertura e fechamento dos músculos que a compõem. Podemos verificar isso ao produzirmos o som de [z] continuamente. ... Principalmente, quando ela produz o som em voz baixa, quase sussurando.
Entre as propriedades dos sons consonantais destaca-se o vozeamento caracterizado pela vibração ou ausência de vibração das pregas vocais. Um som é vozeado ou sonoro quando ocorre vibração das pregas vocais e desvozeado ou surdo quando em sua produção as pregas vocais não vibram.