Fungos parasitas: É o grupo dos cogumelos, mofos, orelhas de pau etc. ... Isso mesmo, existem fungosque são parasitas, isto é, que obtêm nutrientes de outros seres vivos, prejudicando-os, causando doenças ou até a morte de plantas e animais, inclusive seres humanos.
Os fungos decompositores retiram seu alimento dos restos de plantas e animais presentes na natureza, atuando diretamente na decomposição de matéria orgânica. Enquanto isso, os fungos parasitas vivem às custas de outros seres vivos e, como consequência, podem causar inúmeras doenças em seus hospedeiros.
As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha.
São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses.
As micoses mais frequentemente diagnosticadas foram a candidíase (48%) e as dermatofitoses (36%). O principal agente etiológico entre as dermatofitoses foi o Trichophyton mentagrophytes, representando 25% (11/44) das micoses superficiais, enquanto o T. rubrum representou apenas 11% (5/44).
Os estudos sobre micoses superficiais são importantes para o conhecimento da epidemiologia local, podendo assim identificar os agente etiológicos mais incidentes em uma determinada região e fornecer um tratamento e cuidado adequados para cada paciente.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.
Para usar o limão como remédio para micose de unha caseiro, deixe a região infectada de molho no suco de limão por cerca de cinco minutos - também é possível espremer o suco do limão diretamente na área afetada e esperar agir. Repita esse procedimento três vezes ao dia, durante uma semana.