As vitaminas B1 e B3, presentes no almeirão, ajudam nesse processo: ao ingerir carboidrato, ele é convertido em glicose (energia) para que o corpo se mantenha ativo ao longo do dia.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Vegetal é diurético e ajuda na perda de peso Por ter um alto teor de água em sua composição, o almeirão também atua como diurético. Isto é, ajuda a hidratar, elimina as toxinas (fazendo um detox no organismo) e evita a retenção de líquidos.
A dose ideal é uma porção (uma xícara) uma a duas vezes por semana. O espinafre deve fazer parte de uma dieta equilibrada, composta por uma grande variedade de alimentos, sempre alternando legumes e hortaliças. Nenhum exagero é benéfico. Equilíbrio e diversidade alimentar, este é o caminho para a saúde.
5 benefícios do suco de espinafre
“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
Para comer cru, no preparo de saladas ou suco verde, substitua o espinafre cru pela couve-manteiga. Outros bons substitutos são a rúcula e o agrião.
Honestamente, couve e espinafre são bem parecidos. Se você quiser fazer a diferença, porém, a couve tem mais vitamina C e A do que o espinafre, e “o espinafre ganha da couve pelo folato, vitamina K e ferro”, diz Armul. Mas ambos são baixos em calorias, versáteis e crescem durante todo o ano.
Geralmente, é preparado com ingredientes como a couve, espinafre, agrião, salsinha e hortelã. Ajuda no fortalecimento da saúde, além de diminuir a retenção de líquidos, ameniza a gastrite e tem propriedades desintoxicantes e ainda ajuda a emagrecer.
Também é fonte de fósforo e potássio, além de ser uma excelente opção para combater a anemia, já que é rico em ferro. Por isso, é ideal consumi-lo junto com outros alimentos ricos em vitamina C - nutriente que auxilia na absorção do ferro pelo organismo.
O espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele e evitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Benefício das folhas verde-escuras As folhas verde-escuras são importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Para começar, elas possuem altas quantidades de antioxidantes, que combatem a ação gradual dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo aparecimento de doenças.
A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos; A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
A couve e o limão são ricos em vitamina C e antioxidantes, por isso ajudam a eliminar gordura e perder de peso. Além disso, combatem o envelhecimento precoce da pele (radicais livres) e previnem doenças degenerativas.
Além de ser saborosa, é uma boa pedida para incluir no cardápio e garantir na saúde, pois as folhas verdes apresentam vários benefícios para a saúde. Diante de tanta coisa boa, seria quase um crime descartar o talo, que também contém é supernutritivo, rico em fibras, ferro e vitamina C, assim como as folhas.