Os artrópodes Eles possuem o chamado exoesqueleto que é um esqueleto externo que dá suporte e protege o animal, e geralmente têm 5 pares de pata, o corpo deles é dividido em: cabeça, tórax e abdome. ... Todos os equinodermos apresentam um endoesqueleto (esqueleto interno) formado por placas calcáreas.
A ) - Artrópodes: O esqueleto é constituído de um carboidrato chamado quitina; - Equinodermos: O esqueleto é formado de pequenas placas de calcário e espinhos.
As principais semelhanças que existem entre os artrópodes, moluscos e equinodermos, são: São celomados; São triblásticos. Sistema digestivo é completo.
Os aracnídeos possuem quatro pares de patas. Os aracnídeos possuem quatro pares de patas locomotoras, um par de quelíceras e um par de pedipalpos. As quelíceras, característica que nomeia o grupo dos quelicerados, funcionam como pinças ou garras.
Os crustáceos são divididos em dois grupos: Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
São parecidos, mas tem duas diferenças básicas: o corpo do siri é mais achatado do que o corpo do caranguejo, que é mais "arredondado". As patas traseiras do siri são largas, como remos, ao passo que as patas do caranguejo são pontudas. Isso acontece porque os siris são mais adaptados ao nado.
O caranguejo-uçá, espécie mais comum no Paraná, além de outras, como o guaiamum, é herbívora e alimenta-se das folhas de árvores próximas aos mangues. Algumas espécies são carnívoras e consomem pequenos invertebrados, peixes, entre outros pequenos animais.