A síndrome de Conn é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária. É caracterizada por secreção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas triangulares localizadas acima dos rins.
No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.
Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc. Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.
Os capilares peritubulares são responsáveis por nutrir as partes distais do néfron, além de ser o destino final da reabsorção tubular do ultrafiltrado glomerular. O néfron é a unidade funcional do rim. ... O néfron contém um grupo de capilares anastomosados chamados de capilares glomerulares, formando o glomérulo.