EQST

O Que A Espeleologia?

O que é a espeleologia?

Espeleologia é uma área do conhecimento que se preocupa com o estudo das cavernas, observando as condições de sua gênese e evolução no decorrer do tempo. ... A origem do termo espeleologia vem do latim, e significa spelaeum (caverna) e logos (estudo).

O que é uma pessoa especialista em espeleologia?

espeleólogo s.m. Especialista em espeleologia. espeleologia s.f. Ciência ou esporte que tem por objeto o estudo ou a exploração das cavidades naturais do solo (cavernas, grutas): Martel... espeleólogos Espeleólogos é o plural de espeleólogo.

O que é uma sociedade espeleológica?

É uma associação que engloba pessoas interessadas na exploração, pesquisa e preservação de cavernas. A principal sociedade espeleológica no Brasil é a Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Qual é o sufixo da palavra espeleologia?

Mas daí deriva também toda uma ciência, a espeleologia. Ela ajunta o sufixo logia, de logon, “tratado, estudo”, à palavra grega inicial. Sua área de estudo é a formação e constituição das grutas e cavernas.

Qual a origem da palavra espeleologia?

Espeleologia (do latim spelaeum, do grego σπήλαιον, "caverna", da mesma raiz da palavra "espelunca") é a ciência que estuda as cavidades naturais e outros fenómenos cársticos, nas vertentes da sua formação, constituição, características físicas, formas de vida, e sua evolução ao longo do tempo.

O que significa a palavra espelunca?

Significado de Espelunca substantivo feminino Lugar imundo, mal frequentado. Casa de jogo; cassino. Antro, caverna.

O que significa lundu em tupi?

Lundu significa : amuo; zanga; mau humor; irascibilidade. usado diáriamente para muitas pessoas.

Por que as palavras espeleologia e espelunca estão relacionadas?

– Pois saiba que vem do Grego spelynx, “caverna, cova de animal”. Como estas não costumam ser lugares lá muito ordenados e bem-cheirosos, este nome foi dado a estabelecimentos de pouca qualidade em serviços e higiene. Mas daí deriva também toda uma ciência, a espeleologia.

Quem estuda Caverna e O Quê?

espeleólogo

Qual é o profissional que estuda as cavernas?

A espeleologia (do latim: spelaeum – caverna; logia – estudo) é a ciência que se dedica ao estudo das cavidades naturais subterrâneas – cavernas.

Qual região próxima Manaus possui um sistema de caverna?

A região de Manaus que possui um sistema de cavernas é a localizada no munícipio de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Nessa região está presente a Caverna do Maroagua. Manaus é a capital do Amazonas e não possui um sistema de cavernas, mas o município vizinho de Presidente Figueiredo possui a Caverna do Maroagua.

Como ocorre a formação de uma caverna?

As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muito mais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.

Para que serviam as cavernas?

As cavernas ou grutas são imensos buracos que existem nas rochas, local onde os animais procuravam para se esconder ou ficar, se sentir protegidos. Muitas vezes os homens das cavernas tinham que lutar com esses animais para conseguir um espaço.

Como ocorre o processo de formação de cavernas?

As cavernas se formam em sua maioria nas rochas calcárias. A água (H2O) é um agente indispensável na formação de uma caverna, pois ela infiltra-se nas fissuras microscópicas da rocha e, graças aos ácidos que carrega, começa o trabalho químico de dissolução.

O que são e como são formadas as estalactites e estalagmites?

As estalactites e estalagmites são estruturas de rochas sedimentares quimiogênicas formadas dentro de cavernas. Elas são formadas pela precipitação de compostos dissolvidos em água que, ao serem formadas dentro de cavernas, são chamadas de espeleotemas.

Quanto tempo demora para se formar uma estalactite?

Formar uma estalactite demora muitos anos, geralmente crescem 0,5 cm e 2,5 cm em cada século. Mas o processo não termina aí. A água que pinga de uma estalactite cai no chão da gruta e ao evaporar aí começam a formar-se depósitos de carbonato de cálcio e começa a formar-se uma estalagmite.

Como ocorre a formação de estalactites e estalagmites?

As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.

Qual é a diferença entre estalagmite e estalactite?

Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta.

Quais favorecem a formação de estalactites?

A l e lll favorecem. Os estalactites são formados por CaCO3, que estão do lado dos reagentes. ... A elevação da temperatura do interior da caverna fará com que a água evapore, causando o mesmo efeito e favorecendo a formação dos estalactites.

Qual é o papel da água na formação de estalactites?

Resposta. A água penetra no solo calcáreo e vai arrastando o carbonato de cálcio. Ao pingar, na gruta, ela deixa um resíduo no teto, que vai se cristalizando e formando as estalactites. O que ela arrasta para o solo da caverna vai se acumulando e formando as estalagmites.

Como se explica o equilíbrio existente na formação das cavernas?

As cavernas são formadas a partir da dissolução de carbonatos pela água e pelo gás carbônico; assim, a água que dissolve os carbonatos, ao infiltrar nessas rochas, conduz íons cálcio e bicarbonato que, por sua vez, podem reagir e precipitar-se, formando novamente o carbonato de cálcio.

O que são condições de equilíbrio químico?

Equilíbrio químico é o estudo do comportamento e das características de reações reversíveis, ou seja, daquelas que apresentam velocidade igual para reações diretas e inversas. ... Equação que representa uma reação que possui equilíbrio químico.