CID 10 F91. 3 Distúrbio desafiador e de oposição – Doenças CID-10.
As causas do TOD não são conhecidas, mas segundo evidências, fatores genéticos e neurofisiológicos podem influenciar o desenvolvimento do transtorno. Assim como um ambiente familiar conturbado e ambíguo, no que se refere a educação dada pelos pais, pode contribuir para o surgimento do TOD.
2) O que é hiperatividade? Um sintoma do TDAH/CID 10 do TDAH – F 90.
No artigo de hoje falaremos sobre 3 transtornos da mente que causam alterações de ordem intelectual, social e emocional: o TOD (transtorno opositivo desafiador), o Autismo (transtorno do espectro autista) e o TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).
O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é uma condição que leva a comportamentos altamente restritivos socialmente por gerar na criança e no adolescente acessos de raiva exagerados, sentimentos de vingança, intensa dificuldade em seguir regras e conselhos de outras pessoas, especialmente pais e autoridades.
Não existe isenção fiscal para aquisição de automóveis, casas, etc, para pessoas com TDAH ou para seus familiares. Não existe auxílio financeiro governamental para pessoas com TDAH, nem para seus familiares.
Devido doutrina do Exército dos EUA, indivíduos com diagnóstico de TDAH na infância, somente são elegíveis para iniciar o curso se estão há pelo menos um ano sem usar medicação, se permaneceram no High School ou se passaram no General Education Development Test antes de entrar no serviço militar.
Quais doenças dão direito ao BPC/LOAS? Na verdade, não existe uma lista exata das doenças ou o CID que dá direito de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
As pessoas que têm direito de receber o BPC, são os idosos acima de 65 anos ou o deficiente que comprove não ter meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
De acordo com a Lei nº 8.
A pessoa com deficiência intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos. Ela tem direito a frequentar a escola regular e deve receber apoio da escola para superar as suas dificuldades/necessidades. Tem direito aos serviços de saúde, aos recursos da comunidade e a oportunidades de trabalho.
45 dias
30 dias
Como consultar se o benefício foi aprovado? Para consultar se o seu auxílio-doença foi aprovado é muito simples, para isto basta acessar a plataforma Meu INSS, é possível acessar por celulares Android e iOS baixando o aplicativo também intitulado Meu INSS como também o site clicando aqui.
Basta consultar no site https://auxilio.caixa.gov.br ou APP CAIXA | Auxílio Emergencial informando o seu CPF. Clique neste link para consultar seu benefício [consulte aqui].
Como funciona
É um benefício assistencial de um salário mínimo por mês (R$ 1,045, em 2020) pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ter direito.
Pessoas que convivem com doenças mentais têm direito à Aposentadoria em decorrência da patologia quando esta o incapacita para o trabalho. ... Portando o segurado do INSS comprovando à Justiça que é portador de doença mental, este poderá solicitar a Aposentadoria por Invalidez ou Especial perante a Justiça.
Para tirar o CPF de pessoa civilmente incapaz, seu responsável legal deve iniciar o atendimento nos Correios e finalizar na Receita Federal no prazo de 90 dias. Se o cidadão não for à Receita Federal dentro do prazo terá que reiniciar o processo e pagar novamente a taxa; ONDE POSSO SOLICITAR?
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados. O resultado de uma pessoa com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual nessa avaliação situa-se em 75 ou menos.
Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).
A deficiência intelectual é uma deficiência que apresenta déficits cognitivos concomitantes ao funcionamento adaptativo, em pelo menos duas das seguintes áreas: comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, ...
A deficiência intelectual corresponde ao atraso no desenvolvimento cognitivo de algumas crianças que pode ser percebido por dificuldade de aprendizado, pouca interação com outras pessoas e incapacidade de realizar atividades simples e adequadas para a sua idade.
Hoje, o campo da medicina tem concebido a deficiência intelectual como um transtorno mental ou do comportamento, seguindo as definições propostas pela Classificação Internacional de Doenças – CID 10 (OMS, 1993) e pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM-IV (APA, 2003).
4) Quais são os três paradigmas de avaliação para a psicologia e pedagogia em relação a classificação da deficiência intelectual? Social, mental, higiene. QI, as dificuldades nas condutas adaptativas, o grau de educabilidade que determina as ações e intervenções psicopedagógicas.
Dessa direção, qual é a concepção mais utilizada nos dias atuais em relação a mudança evolutiva na construção da deficiência intelectual? AX) A concepção atual está deixando para trás a concepção de total incapacidade, e está englobando a construção ecológica. B)