Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
Os diálogos de Platão representam a filosofia platônica na sua forma escrita. Ao contrário de seus predecessores pré-socráticos (que escreveram ora em poesia, ora em prosa) e de seu mestre Sócrates (que, deliberadamente, não deixou nenhum escrito), Platão confiou ao diálogo a expressão e transmissão de sua filosofia.
Diálogos aporéticos são debates que giram em torno do problema e da solução em si, isto é, são questões propostas que não são resolvidas, inquirindo as pessoas a prosseguirem em sua busca, para depurar seu falso saber.
Um diálogo é uma conversa transcrita para o papel e, por isso, para saber se ele está funcionando bem é preciso ouvi-lo. Leia em voz alta para saber se a sonoridade está boa e interprete as falas, pronunciando-as da mesma maneira que você imagina que seus personagens fariam.
Cabe aqui distinguir dois “momentos” da produção filosófica platônica. Os seus textos considerados de juventude são comumente chamados de aporéticos, pelo fato de suas conclusões serem um impasse entre teses contrárias expressas nos textos, no caso a respeito do valor das ações voluntárias e involuntárias.
Compreender qual a intenção de Platão em escrever na forma dialógica é buscar, a partir do estabelecimento das temporalidades, léxis (o que é dito), nóesis (o que é compreendido), gênesis (o momento histórico, a vida, etc., do autor) e poíesis (a cronologia das obras) e verificar, nesse ordenamento, como a gênesis ...
A crítica a escrita no Fedro de Platão: qual o papel dos diálogos no ensino da filosofia? ... Na crítica a escrita, no final do Fedro, Platão questiona a eficácia da escrita na transmissão do conhecimento, um texto é estático, morto, não é capaz de se defender e mudar, não pode escolher o interlocutor.
Valores morais são os conceitos e pensamentos tidos como corretos ou errôneos por uma pessoa, grupo social ou sociedade. ... Valores morais, portanto, são os valores que guiam o comportamento de indivíduos e grupos no plano moral, ou seja, em matéria de distinguir entre o que é certo e o que é errado.