Significado de Cambito substantivo masculino [Brasil] Perna fina. Pernil de porco.
substantivo feminino Vertebrado aquático ciclóstomo, de forma cilíndrica e alongada. Lampreia é nome comum a peixes de corpo alongado, que lembra o da enguia.
A lampreia é um animal marinho tipicamente encontrado em águas costeiras e doces. Embora sejam freqüentemente chamadas de lampreias, elas fazem parte da família dos peixes. A característica mais notável de uma lampreia é sua grande boca em forma de copo de sucção, cheia de fileiras de dentes afiados.
A lampreia é um peixe comprido semelhante à enguia que vive em águas tépidas (mornas) no mundo todo, exceto na África. Existem mais de vinte espécies de lampreias, algumas próprias de rios e lagos, outras que vivem na água salgada. A lampreia desta foto (em cima) alimenta-se do sangue de uma truta.
Resposta. ela é considerada uma enguia, só que sem maxilas.
Hyperoartia
Peixe de água doce, com esqueleto cartilaginoso e sem mandíbula. A boca apresenta-se transformada numa ventosa e rodeada por dentículos. Para se alimentar a lampréia fixa a boca no corpo da presa, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.
Lampreias se diferenciam essencialmente de feiticeiras (ou peixe-bruxa) porque as primeiras apresentam vértebras, ainda que sejam bastante rudimentares. Além disso, as lampréias apresentam durante o período de reprodução, um longo estágio larval, ao passo que as feiticeiras não apresentam o mesmo.
Os Euchordata dividem-se em dois grupos: Agnatha (sem mandíbulas) e Gnathostomata (com maxilas e mandíbulas na região bucal, além da presença de nadadeiras pares). ... Apresentavam como principal característica a ausência de mandíbulas e maxilas e a ausência de nadadeiras pares.
Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa. Os agnatos, ou ciclostomados, são vertebrados aquáticos e primitivos caracterizados pela ausência de mandíbula, o que os diferencia dos demais peixes, e pela presença de uma boca circular sugadora.
Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. ... Nos peixes ósseos, as escamas possuem origem dérmica, enquanto, nos cartilaginosos, possuem origem dermo epidérmica. Já os agnatos são animais sem escamas.
Podemos classificar os peixes em dois grandes grupos bastante diferentes entre si: os condrictes (peixes cartilaginosos) e os osteíctes (peixes ósseos). ... Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
Resposta. Cordados - Urocordados e Cefalocordados. ... Os urocordados e cefalocordados caracterizam-se por não possuírem coluna vertebral, encéfalo ou vértebras, o que lhes valeu a denominação de protocordados. Os urocordados apresentam notocorda apenas na fase larval e é restrita à região caudal.
Bexiga Natatória. A bexiga natatória é um grande saco de paredes flexíveis e impermeáveis aos gases que ocupa a região dorsal do corpo dos peixes ósseos. ... Podemos dizer que a bexiga natatória funciona como uma bóia que facilita a flutuação. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória.