EQST

O Que Significa Apresentaço De Esclarecimentos Ao Laudo Pericial?

O que significa apresentação de esclarecimentos ao laudo pericial?

LAUDO PERICIAL. APRESENTAÇÃO DE PARECER TÉCNICO DIVERGENTE PELO ASSISTENTE DA REQUERIDA. ... Havendo pontos divergentes apresentados na impugnação e parecer do assistente técnico da parte, é dever do perito prestar esclarecimentos, nos termos do art. 477, § 2º, I e II, do Código de Processo Civil (CPC).

O que são os quesitos suplementares?

Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. 425 - Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares.

Qual is e são o S requisito s para que alguém apresente quesitos suplementares?

As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. ... O artigo 469 é enfático ao dispor que as partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência.

Como deve ser um laudo pericial?

O laudo pericial deverá conter:

  • a exposição do objeto da perícia;
  • a análise técnica ou científica realizada pelo perito;
  • a indicação do método utilizado, esclarecendo-o e demonstrando ser predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento da qual se originou;

O que é o objeto da perícia?

Síntese do Objeto da Perícia – Entende-se o relato sucinto sobre as questões básicas que resultaram na nomeação ou na contratação do perito-contador. ... Diligências – Entendem-se todos os procedimentos e atitudes, adotados pelo perito na busca de informações e subsídios necessários à elaboração do Laudo Pericial Contábil.

Qual o artigo no NCPC que dita o conteúdo mínimo necessário para o desenvolvimento de um laudo pericial?

Com efeito, o artigo 465 do Código de Processo Civil é expresso quando impõe ao juiz o dever de nomear apenas “perito especializado no objeto da perícia”. Ciente de sua nomeação, o expert deverá, em cinco dias, apresentar seu currículo com comprovação de especialização quanto ao objeto da perícia (art.

Quais são 2 primeiros passos para ser nomeado perito judicial?

O primeiro passo para quem foi nomeado é saber que tipo de processo você está lidando. Processo físico ou digital. Caso o processo seja físico, o perito deve, por e-mail ou telefone se informar na Comarca ou Vara de nomeação de como deve proceder para obter o processo e conhece-lo.

Qual o prazo para entrega do laudo pericial?

O art. 477 do novo CPC estabelece o prazo de pelo menos vinte dias (úteis) antes da audiência de instrução e julgamento para entrega do laudo pelo perito, a ser protocolado em juízo.

Em que situações o perito pode ser substituído?

424, do CPC ("O perito pode ser substituído quando: I - carecer de conhecimento técnico ou científico; II - sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado").

Quando será nomeado o perito do juízo?

Em determinada parte de um processo, quando se chega à fase da perícia ou quando ela se impõe, o juiz nomeará um profissional, da área afetada, que redigirá um laudo sobre o assunto. O perito não tem vínculo com a Justiça. Será nomeada para a função, qualquer pessoa legalmente habilitada.

Qual é a função do perito judicial?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Quanto ganha um perito judicial?

R$ 6.

Quem paga os honorários do perito judicial?

"Cada parte pagará a remuneração ao assistente técnico que tiver indicado; a do perito será paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes ou determinado de ofício pelo juiz". ( CPC , art. 33 ).

Quem paga honorários periciais justiça gratuita?

BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA. ISENÇÃO. HONORÁRIOS PERICIAIS. O artigo 790-B da CLT comanda que a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia , salvo se beneficiária de justiça gratuita.

Quem deve arcar com honorários periciais?

A lei estabelece quem deve arcar com os honorários periciais, independentemente de quem a requer: é a parte sucumbente, no objeto da perícia, caso não seja beneficiária da justiça gratuita; se assim for, o TRT arcará com os honorários periciais até o limite de R$1.

Quem deve arcar com os honorários periciais CPC?

ÔNUS PELO PAGAMENTO PARTE QUE REQUER A PROVA. ... Quando o autor requer produção de prova pericial, ele deve arcar com o ônus da produção, salvo quando beneficiário da Justiça Gratuita, hipótese em que cabe ao Estado a responsabilidade pelo pagamento dos honorários da parte hipossuficiente.

O que é prova pericial novo CPC?

A prova pericial é regulamentada pelos arts. 464/480 do CPC e consiste no meio de prova destinado a solucionar uma controvérsia técnica no processo. ... Por isso, por exemplo, um técnico em edificações e um técnico em segurança do trabalho podem ser peritos em processo judicial.