O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda (figuras 3 e 4).
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Todos os cordados (protocordados e vertebrados) apresentam notocorda e fendas branquiais em pelo menos uma das fases da vida. ... As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
Os grupos de cordados Cephalochordata, Urochordata e Vertebrata são os três subfilos que compõem filo Chordata. Urochordata e Cephalochordata incluem organismos invertebrados marinhos e relativamente simples quando comparados com os vertebrados.
Há duas subclasses nesse grupo, os elasmobrânquios e os holocéfalos. Os elasmobrânquios são os tubarões e as raias e os holocéfalos são as quimeras. Além do esqueleto cartilaginoso, os animais desses grupos também apresentam clásper, órgão reprodutor masculino.
Características e Classificação dos Cordados
Ainda existem outras exclusivas dos cordados como o tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, endóstilo e cauda. ... Endóstilo está localizado abaixo das fendas faríngeas e secreta muco que ajuda no acumulo de muitas partículas que vem das fendas. O endóstilo vai dar origem a glândula tireóide.
Após a finalização dessa cavidade, a estrutura que anteriormente era chamada de mórula passa a ser chamada de Blástula, sendo a principal característica dos animais. Portanto, todos os animais passam pelo estágio de Blástula em seu desenvolvimento embrionário.