Os tipos ideais servem como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica.
Max Weber e a Sociologia Weber acreditava que a função do sociólogo seria compreender o sentido das chamadas ações sociais e explicar suas lógicas causais. Assim, suas contribuições foram em direção à análise multicausal dos fenômenos sociais.
Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.
no método compreensivo de Weber os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. ... Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe compreender a atividade social e deste modo explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos.
Sendo considerado como um dos maiores ou se não o maior representante da sociologia alemã Max Weber, com seu método de análise sociológico que para alguns foi denominado como compreensivo ou interpretativo, gerou vários debates acerca dos modos positivistas de formulação das leis sociais que existiam em seu período de ...
O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
Para Marx a sociologia busca entender o indivíduo, a sociedade e as relações de trabalho.
Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
Marx - É um teórico que afirma que todas as lutas sociais estão relacionadas a luta de classes. ... Durkheim - Tem por base também uma visão crítica da sociedade, foi ele quem fez os fundamentos da sociologia baseadas na coesão, divisão do trabalho e fato social.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. ... Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.