O Que Reflexo De Retirada?

O que reflexo de retirada

Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor Page 3 ou de retirada).

Raízes ventral (anterior) e dorsal (posterior)

Os reflexos também são utilizados como ferramenta de diagnóstico médico. O exame neurológico muitas vezes inclui testes de reflexos para avaliar o funcionamento do sistema nervoso.

Enquanto no encéfalo a substância cinzenta está distribuída principalmente na periferia, formando o córtex cerebral, na medula espinal é o contrário: a substância cinzenta encontra-se na parte mais central. Essa substância cinzenta central possui uma configuração peculiar, com um formato semelhante ao de uma letra “H”, referido por alguns autores também como semelhante ao de uma borboleta.

Reflexo de retirada: ocorre quando há um estímulo doloroso, como tocar em uma superfície quente. Nesse caso, o reflexo de retirada faz com que o músculo se contraia e o membro seja retirado rapidamente do estímulo.

Reflexos condicionados

Reflexos condicionados

Existem duas intumescências ou dilatações na medula espinal, uma ao nível cervical (intumescência cervical) e outra ao nível lombossacral (intumescência lombar ou lombossacral). Essas regiões são mais proeminentes por acomodarem fibras nervosas relacionadas à inervação dos membros superiores e inferiores, respectivamente.

Aproveite esse momento para testar se realmente aprender tudo sobre a vascularização da medula espinal com o teste abaixo. Testar seus conhecimentos é a forma mais eficiente de aprender anatomia:

Na mesma região sináptica, o impulso nervoso atinge a terminação de um outro neurônio, que transfere a informação para o encéfalo. Do neurônio de associação, o impulso nervoso chega ao neurônio motor, que o transmite até os músculos que irão executar o movimento. Antes que o cérebro analise a situação, a mão é retirada – é o ato reflexo de retirada.

Terminologia

Observe que há dois trajetos sendo percorridos simultaneamente: do neurônio sensorial para o neurônio motor (movimento sendo executado); e do neurônio sensorial para o encéfalo (percepção consciente do estímulo).

No centro da substância cinzenta medular há um canal central que contém liquor, se estendendo ao longo de toda a medula espinal e cranialmente se comunica com a cavidade do quarto ventrículo.

Um reflexo é uma resposta involuntária que ocorre de maneira subconsciente em resposta a um estímulo sensitivo. As vias reflexas são formadas por neurônios aferentes, que levam a informação sensitiva para receptores no SNC, e por neurônios eferentes, que trazem o estímulo motor de volta a um músculo ou glândula efetores. Interneurônios também estão presentes entre os neurônios aferente e eferente, na maioria dos reflexos, exceto nos mais simples.

Como ocorrem os reflexos no sistema nervoso?

Como ocorrem os reflexos no sistema nervoso?

No centro de integração, o estímulo é processado e uma resposta é gerada. Essa resposta é transmitida pelo neurônio motor até o efetor, que pode ser um músculo ou uma glândula. O efetor então executa a resposta motora, como contrair um músculo ou secretar uma substância.

O receptor é responsável por detectar o estímulo e transformá-lo em um impulso elétrico. Esse impulso é transmitido pelo neurônio sensorial até o centro de integração, que pode ser a medula espinhal ou o cérebro.

As raízes ventrais contêm fibras nervosas eferentes, ou seja, fibras que levam estímulos do SNC para as estruturas periféricas. Os corpos celulares dos neurônios das raízes anteriores estão localizados na substância cinzenta da medula espinal. Os axônios dos neurônios motores que controlam os músculos esqueléticos e os dos neurônios autonômicos pré-ganglionares estão localizados nas raízes anteriores.

Como ocorre o reflexo de retirada?

A medula espinal e as raízes dos nervos espinais são revestidas por três camadas meníngeas, que determinam a existência de espaços ou compartimentos entre elas.

Um exemplo famoso de reflexo condicionado é o experimento de Pavlov com cães. Pavlov associou o som de um sino à apresentação de comida para os cães. Com o tempo, os cães passaram a salivar apenas ao ouvir o som do sino, mesmo na ausência de comida.

A substância branca da medula espinal está disposta externamente à substância cinzenta, circunscrevendo-a. Ela é dividida em três funículos: anterior, lateral e posterior.

Por exemplo, se uma pessoa tocar em uma superfície quente, o reflexo de retirada faz com que ela retire rapidamente a mão do estímulo, evitando uma queimadura grave. Se essa resposta dependesse de um processamento consciente, seria muito mais lenta e poderia resultar em danos ao tecido.

O que é reflexo extensor cruzado?

A flexão de um membro acompanhada da reação contralateral do membro oposto é denominada reflexo extensor cruzado.

O que é um reflexo inconsciente?

O que é arco reflexo? A resposta para o que é arco reflexo é simples: nada mais é do que a resposta a um dado estímulo recebido por um nervo, ocorrendo de forma inconsciente (excitação processada na medula e não no encéfalo).

O que é extinção de comportamento?

Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para.

Como ocorre o fenômeno da recuperação espontânea?

A recuperação espontânea está associada ao processo de aprendizagem denominado condicionamento clássico, no qual um organismo aprende a associar um estímulo neutro a um estímulo que produz uma resposta incondicionada, de modo que o estímulo anteriormente neutro produz sua própria resposta, que geralmente é semelhante ...

Como podemos extinguir uma contingência respondente?

Dito de outro modo, no condicionamento respondente, a extinção é a apresentação do estímulo condicionado sem, ou não mais em uma relação contingente com o estímulo incondicionado (ou administração no responder do condicionado que segue esta operação).

O que é discriminação respondente?

Esta discriminação poderia ser o resultado de atitudes de pares em relação ao comportamento ou pode ser o resultado de uma intuição que diz que o comportamento não é apropriado em certas situações. A discriminação de estímulo é o que acabará por levar à generalização de estímulos.